Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Serviço de Atenção Domiciliar

Capacitação

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2017, 16h13 | Última atualização em Quinta, 05 de Julho de 2018, 17h00

A Atenção Domiciliar tem se expandido progressivamente no Brasil, principalmente por conta de características específicas da modalidade, que possibilita a articulação de vários pontos da rede, otimiza o uso de leitos e recursos hospitalares, amplia o acesso ao leito e ao lar, além de representar uma solução para a sobrecarga das portas de Urgência.

O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância tem o objetivo de fazer com que gestores se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de atenção domiciliar e que profissionais da atenção à saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.

O programa é online, composto por mais de 20 módulos e é totalmente auto instrutivo, ou seja, não há tutores. Também é possível acessar o conteúdo através de tablets e smartphones. Gestores e profissionais de saúde podem ainda compartilhar experiências através da Comunidade de Práticas e também participar de enquetes e fórum de discussão, promovidos na plataforma do curso.

A capacitação é destinada a profissionais de saúde de nível superior e técnico, que estejam inseridos nas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) que compõem o Programa Melhor em Casa, nas Equipes de Atenção Básica e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como os profissionais de saúde que trabalhem na gestão dos serviços de atenção domiciliar (SAD) e demais gestores.

O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Universidades integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UFMA, UFC, UFSC, UFMG, UFCSPA, UFPE, UFPel, UERJ).

Veja os cursos oferecidos no site da UNASUS. 

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página