Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Serviço de Atenção Domiciliar

Trabalho das equipes

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2017, 16h12 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2017, 12h21

As equipes de Atenção Domiciliar do Melhor em Casa são contratadas por estados e municípios. O serviço organiza o trabalho da Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD) no formato de cuidado horizontal (diarista) de segunda a sexta-feira, com jornada de 12 (doze) horas/dia de funcionamento, e garante o cuidado à saúde nos finais de semana e feriados, podendo utilizar nesses casos o regime de plantão, de forma a assegurar a continuidade da atenção em saúde.

Os pacientes recebem atendimentos domiciliares regulares das equipes, sendo que a frequência de visitas é definida conforme o estado clínico e avaliação de cada paciente.

É importante que exista, também, um cuidador, que poderá ser ou não membro da família. O cuidador será a referência da família para as equipes do Melhor em Casa.

Monitoramento

Somente vão receber recursos do Ministério os gestores municipais e estaduais com equipes habilitadas em portaria, cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e que realizam envio regular de informações acerca dos atendimentos para o Sistema de Informações em Saúde da Atenção Básica (SISAB).

Veja também

Fim do conteúdo da página