Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Ações e Programas
  4. >
  5. Política Nacional de Saúde Bucal
  6. >
  7. Atenção Básica
  8. >
  9. Unidades Móveis Odontológicas (UOM)
Início do conteúdo da página

Unidades Móveis Odontológicas (UOM)

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 17h33 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 15h25

O Ministério da Saúde com o objetivo de ofertar serviços odontológicos para as populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde, localizados predominantemente nas áreas rurais, implantou o Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal – Unidade Odontológica Móvel (UOM). A primeira entrega ocorreu para municípios integrantes do Programa Territórios da Cidadania que não continha na Estratégia Saúde da Família Equipes de Saúde Bucal vinculadas. A segunda ocorreu para municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria. No total, são 151 unidades entregues no país.  

A UOM é de uso exclusivo dos profissionais das Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família e serve de apoio para o desenvolvimento das ações e das atividades dessas equipes. 

A Equipe de Saúde Bucal atenderá na UOM, seguindo os princípios e diretrizes definidos pela Política Nacional de Saúde Bucal, atuando para garantir as ações de promoção e prevenção e o atendimento básico às populações: rurais; quilombolas; assentadas; e em áreas isoladas ou de difícil acesso. 

A continuidade da atenção à saúde bucal das populações atendidas pela UOM se dará referenciando aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e/ou aos Laboratórios Regionais de Próteses de acordo com a necessidade.  O município contemplado com UOM receberá os seguintes incentivos financeiros:

Implantação (parcela única)

 R$ 3.500 

Custeio (mensal)

 R$ 4.680

 

Veja também:

» Nota Técnica para municípios que receberam Unidade Odontológica Móvel
» Legislação

 

Fim do conteúdo da página