Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Ações e Programas
  4. >
  5. Programa de Volta pra Casa
  6. >
  7. Condições para ser um Beneficiário
Início do conteúdo da página

Programa de Volta pra Casa

Condições para ser um Beneficiário

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2017, 12h07 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2017, 10h46

Quem pode se beneficiar

  • Pessoas egressas de internação em hospitais psiquiátricos ou Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico por período igual ou superior a dois anos ininterruptos.
  • A situação clínica e social do paciente não justifique a permanência em ambiente hospitalar, indique tecnicamente a possibilidade de inclusão em programa de reintegração social e a necessidade de auxílio financeiro;
  • Haja expresso consentimento do paciente, ou de seu representante legal, em se submeter às regras do programa;
  • Não poderão ser considerados períodos de internação os de permanência em orfanatos ou outras instituições para menores, asilos, albergues ou outras instituições de amparo social, ou internações em hospitais psiquiátricos que não tenham sido custeados pelo Sistema Único de Saúde - SUS ou órgãos que o antecederam e que hoje o compõem.

Auxílio-Reabilitação psicossocial

O pagamento mensal do auxílio é realizado diretamente ao beneficiário, no valor de R$ 412,00, por um período de um ano, podendo ser renovado quando necessário aos propósitos da reintegração social do paciente.

Condições para inclusão de possíveis beneficiários no programa

Será necessário que a pessoa incluída no Programa esteja de alta hospitalar, sendo atendida por um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou outro serviço de saúde do município onde passará a residir. Os beneficiários deverão ser acompanhados por uma equipe de profissionais encarregada de prover e garantir a atenção psicossocial e apoiá-lo em sua integração ao ambiente familiar e social.

Fim do conteúdo da página