Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN)

Coleta de sangue

Escrito por Leonardo | Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 16h16 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 11h41

Na maioria dos estados brasileiros a coleta do teste de triagem neonatal biológica, popularmente conhecida no Brasil por “teste do pezinho”, acontece nos pontos de coleta da Atenção Básica em Saúde. Em alguns estados esta coleta também é realizada em maternidades, casas de parto, comunidades indígenas entre outros locais.

A data ideal para a coletapode variar de acordo com a maior sensibilidade das tecnologias diagnósticas e necessidades inerentes às doenças do escopo do Programa. Recomenda-se que o período ideal de coleta da primeira amostra esteja compreendido entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê devido às especificidades das doenças diagnosticadas atualmente.

Crianças que não tenham realizado o “teste do pezinho” no período neonatal, mais oportunamente na idade ideal, devem ser avaliadas pelo serviço médico, para orientação e investigação diagnóstica específica, se necessário. Esta investigação será considerada diagnóstico tardio e, nestas condições, a criança detectada se beneficiará com o acesso ao tratamento/acompanhamento especializado e consequentemente a uma melhor qualidade de vida.

Converse com os profissionais de saúde durante o acompanhamento do pré-natal e procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa para realizar a coleta no período considerado ideal, antes do surgimento dos sinais clínicos específicos.

O Programa Nacional de Triagem Neonatal tem em seu escopo seis doenças:

É importante que o acompanhamento e tratamento dos pacientes detectados sejam baseados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde, para cada uma das doenças.

Fim do conteúdo da página