Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

Assistência Farmacêutica

Resultado da seleção para capacitação em Assistência Farmacêutica com uso de simulação realística

O DAF/SCTIE/MS divulga a lista de selecionados para a Capacitação em Assistência Farmacêutica para Profissionais do SUS - com o uso da simulação realística para o ano de 2020. Foram 2.300 inscrições, 1.465 inscrições homologadas e mil selecionados. A capacitação propiciará aos profissionais atuarem de forma qualificada promovendo um ambiente assistencial e seguro com foco no paciente e com a utilização de simulação realística. 

O curso é uma parceria do Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - PROADI-SUS. Ocorrerá na cidade de São Paulo ao longo de 2020 e serão 25 turmas com 40 alunos cada. Os candidatos selecionados receberão e-mails com informações e instruções, no decorrer do ano. Os demais candidatos que tiveram as inscrições homologadas, mas que não estão na lista dos selecionados, ficarão em cadastro reserva e poderão vir ser convocados em caso de desistências.

Confira a lista aqui


Composição de sistemas da Bnafar é ampliado

Sistemas do Ministério da Saúde que incluem Assistência Farmacêutica integram a base de dados

A composição dos sistemas da Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica no SUS – Bnafar teve a inclusão de mais seis sistemas, além do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus, do Serviço de envio de dados - web service e do Sistema Autorizador do Programa Farmácia Popular que formavam a base de dados.

As inclusões são um importante avanço para o monitoramento da Assistência Farmacêutica no SUS. A Bnafar passa a contar com os dados de todos os sistemas utilizados ou ofertados pelo Ministério da Saúde em que a Assistência Farmacêutica esteja inserida, nas três esferas de gestão.

Segundo a Portaria GM/MS nº 3.616 publicada em 20 de dezembro de 2019, a Bnafar passa a ser composta por nove sistemas de diferentes Secretarias do Ministério da Saúde conforme lista abaixo:

  • Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus;
  • Serviço de envio de dados - web service;
  • Sistema Autorizador do Programa Farmácia Popular;
  • Sistema Hemovida Web Coagulopatias (HWC) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019;
  • Sistema Hemovida Web Hemoglobinopatias (HWH) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019;
  • Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019;
  • Sistema de Administração de Material (SISMAT) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019;
  • Sistema de Informação de Tratamentos Especiais de Tuberculose (SITETB) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019; e
  • Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019.

ELENCO DE MEDICAMENTOS E INSUMOS  DA RENAME 2020 TEM 39 INCORPORAÇÕES

O Ministério da Saúde atualizou a Relação Nacional Essenciais de Medicamentos – Rename 2020.

O documento é um importante elemento técnico-científico que orienta a oferta, a prescrição e a dispensação de medicamentos nos serviços do SUS.

A edição de 2020 tem a inclusão de 39 (trinta e  nove) itens, sendo 37 (trinta e sete) medicamentos e  dois insumos. Foram ainda excluídos três medicamentos conforme recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC.

Acesse a Rename 2020 aqui 


Nova habilitação de municípios ao QUALIFAR-SUS

Ministério da Saúde lança nova seleção para habilitar municípios ao Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação de Assistência Farmacêutica

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira, dia 25 de novembro de 2019, a Portaria nº 3.838, de 21 de novembro de 2019, que regulamenta a transferência de recursos destinados ao Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para o ano de 2019.

Pactuada na última reunião da Comissão Intergestores Tripartite no dia 26 de setembro de 2019, essa Portaria abre a seleção para que 652 novos municípios sejam habilitados ao Eixo Estrutura do QUALIFAR-SUS.

O Programa, instituído pelo artigo 574 da Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2018, tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação  e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada e está organizado em 4 (quatro) eixos: Estrutura, Educação, Informação e Cuidado.

Para mais informações, clique aqui

O QUALIFAR-SUS Eixo Estrutura destina recursos financeiros de investimento e de custeio aos municípios habilitados para estruturação dos serviços e ações da Assistência Farmacêutica, de modo que estes sejam compatíveis com as atividades desenvolvidas, considerando a área física, os equipamentos, os mobiliários e os recursos humanos.

As vagas

As vagas serão distribuídas por estados da federação e por portes populacionais.

Para ver distribuição de vagas, clique aqui

Quem pode se inscrever

Podem participar dessa habilitação os municípios com até 500 mil habitantes (conforme população estimada para 2018, fonte IBGE) que não tenham sido contemplados nas habilitações anteriores.

Para ver a lista de municípios elegíveis, clique aqui

Inscrições

A Secretaria Municipal de Saúde interessada na habilitação fará sua inscrição no período de 25 de novembro de 2019 até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 05 de dezembro de 2019 pelo preenchimento e envio do formulário eletrônico.

Para fazer sua inscrição, clique aqui

Para mais informações, clique para ver nossa Nota Técnica

Contato

E-mail: qualifarsus@saude.gov.br
Telefones: (61) 3315-8971/8816/5894

O uso racional de medicamentos está entre os objetivos e diretrizes da Política Nacional de Medicamentos e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Essa temática vem ganhando expressão ao longo dos últimos anos tanto na agenda nacional, quanto na internacional. Nesse sentido, se reforça a importância da oferta de informação sobre medicamentos que seja independente, sem conflitos de interesse e pautada na imparcialidade como subsídio para a promoção do uso racional de medicamentos em todas as esferas do governo e da sociedade civil.

COMITÊ DE URM

Uso Racional, Seguro e Responsável de Medicamentos

Acesse aqui Roteiro para criação de Comitês locais para promoção do uso racional de medicamentos.

Em destaque

OFERTA DE MEDICAMENTOS

Farmácia Popular

Programa busca ampliar o acesso a medicamentos no país, estando presente em 80% dos municípios brasileiros, a partir da parceria com farmácias conveniadas. 

horus-banner-490x60

PLANTAS MEDICINAIS

Fitoterápicos

Programa busca garantir o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade nacional.

GESTÃO

Base Nacional de Dados

Banco reúne informações sobre estoque e avaliações realizadas pelos estabelecimentos de saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

 

QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

QUALIFAR-SUS

Programa estruturado em 4 eixos (estrutura, informação, educação e cuidado) que tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.

Fim do conteúdo da página