Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

Assistência Farmacêutica

Nova habilitação de municípios ao QUALIFAR-SUS

Ministério da Saúde lança nova seleção para habilitar municípios ao Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação de Assistência Farmacêutica

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira, dia 25 de novembro de 2019, a Portaria nº 3.838, de 21 de novembro de 2019, que regulamenta a transferência de recursos destinados ao Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para o ano de 2019.

Pactuada na última reunião da Comissão Intergestores Tripartite no dia 26 de setembro de 2019, essa Portaria abre a seleção para que 652 novos municípios sejam habilitados ao Eixo Estrutura do QUALIFAR-SUS.

O Programa, instituído pelo artigo 574 da Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2018, tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação  e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada e está organizado em 4 (quatro) eixos: Estrutura, Educação, Informação e Cuidado.

Para mais informações, clique aqui

O QUALIFAR-SUS Eixo Estrutura destina recursos financeiros de investimento e de custeio aos municípios habilitados para estruturação dos serviços e ações da Assistência Farmacêutica, de modo que estes sejam compatíveis com as atividades desenvolvidas, considerando a área física, os equipamentos, os mobiliários e os recursos humanos.

As vagas

As vagas serão distribuídas por estados da federação e por portes populacionais.

Para ver distribuição de vagas, clique aqui

Quem pode se inscrever

Podem participar dessa habilitação os municípios com até 500 mil habitantes (conforme população estimada para 2018, fonte IBGE) que não tenham sido contemplados nas habilitações anteriores.

Para ver a lista de municípios elegíveis, clique aqui

Inscrições

A Secretaria Municipal de Saúde interessada na habilitação fará sua inscrição no período de 25 de novembro de 2019 até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 05 de dezembro de 2019 pelo preenchimento e envio do formulário eletrônico.

Para fazer sua inscrição, clique aqui

Para mais informações, clique para ver nossa Nota Técnica

Contato

E-mail: qualifarsus@saude.gov.br
Telefones: (61) 3315-8971/8816/5894


Ministério da Saúde vai reunir profissionais para promoção do Uso Racional de Medicamentos

Congresso abordará as práticas Interprofissionais na prescrição e desprescrição

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (DAF/SCTIE/MS) realizará o VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos (VII CBURM) em Brasília-DF, no período de 10 a 12 de dezembro de 2019. O tema deste ano será: Desafios e perspectivas para o uso racional de medicamentos na prática interprofissional”.

O encontro reunirá profissionais da saúde, gestores e usuários de medicamentos no Sistema Único Saúde. Serão três dias de atividades entre cursos, oficinas, palestras, mesas redondas, painéis, além de atividades interativas.

Entre os temas abordados estão o uso racional de antimicrobianos, medicalização da vida, interprofissionalidade para uso racional de medicamentos e assimetrias de acesso a medicamentos, entre outros.

Submeta seu trabalho até 24 de outubro!

No site do congresso http://cburm.com.br/site/index.php/area-cientifica/submissao-de-trabalhos estão disponíveis o regulamento e as inscrições para submissão de trabalhos científicos relacionados ao Uso Racional de Medicamentos nas categorias: relatos de pesquisa, relatos de práticas nos serviços (clínica e gestão) e outras linguagens.

Venha construir novas pontes de conhecimento!

O uso racional de medicamentos está entre os objetivos e diretrizes da Política Nacional de Medicamentos e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Essa temática vem ganhando expressão ao longo dos últimos anos tanto na agenda nacional, quanto na internacional. Nesse sentido, se reforça a importância da oferta de informação sobre medicamentos que seja independente, sem conflitos de interesse e pautada na imparcialidade como subsídio para a promoção do uso racional de medicamentos em todas as esferas do governo e da sociedade civil.

COMITÊ DE URM

Uso Racional, Seguro e Responsável de Medicamentos

Acesse aqui Roteiro para criação de Comitês locais para promoção do uso racional de medicamentos.

Em destaque

OFERTA DE MEDICAMENTOS

Farmácia Popular

Programa busca ampliar o acesso a medicamentos no país, estando presente em 80% dos municípios brasileiros, a partir da parceria com farmácias conveniadas. 

horus-banner-490x60

PLANTAS MEDICINAIS

Fitoterápicos

Programa busca garantir o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade nacional.

GESTÃO

Base Nacional de Dados

Banco reúne informações sobre estoque e avaliações realizadas pelos estabelecimentos de saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

 

QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

QUALIFAR-SUS

Programa estruturado em 4 eixos (estrutura, informação, educação e cuidado) que tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.

Fim do conteúdo da página