Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

Base Nacional da Assistência Farmacêutica

Composição de sistemas da Bnafar é ampliado

Sistemas do Ministério da Saúde que incluem Assistência Farmacêutica integram a base de dados

A composição dos sistemas da Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica no SUS – Bnafar teve a inclusão de mais seis sistemas, além do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus, do Serviço de envio de dados - web service e do Sistema Autorizador do Programa Farmácia Popular que formavam a base de dados.

As inclusões são um importante avanço para o monitoramento da Assistência Farmacêutica no SUS. A Bnafar passa a contar com os dados de todos os sistemas utilizados ou ofertados pelo Ministério da Saúde em que a Assistência Farmacêutica esteja inserida, nas três esferas de gestão.

Segundo a Portaria GM/MS nº 3.616 publicada em 20 de dezembro de 2019, a Bnafar passa a ser composta por nove sistemas de diferentes Secretarias do Ministério da Saúde conforme lista abaixo:

  • Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus;
  • Serviço de envio de dados - web service;
  • Sistema Autorizador do Programa Farmácia Popular;
  • Sistema Hemovida Web Coagulopatias (HWC) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019;
  • Sistema Hemovida Web Hemoglobinopatias (HWH) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019;
  • Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019;
  • Sistema de Administração de Material (SISMAT) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019;
  • Sistema de Informação de Tratamentos Especiais de Tuberculose (SITETB) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019; e
  • Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM) – incluído pela Portaria GM/MS nº 3.616/2019.

Base Nacional da Assistência Farmacêutica

A Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica no SUS (BNAFAR) é a consolidação dos dados nacionais de posição de estoque, entradas, saídas, avaliações e dispensações realizadas pelos estabelecimentos de saúde dos Municípios, Estados e Distrito Federal para os medicamentos padronizados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), e do Programa Farmácia Popular do Brasil. Instituída em 24/10/2017, ela contém os dados dos Componentes Básico, Especializado e Estratégico da Assistência Farmacêutica.

A BNAFAR foi instituída pela Portaria nº 271/2013/GM/MS sendo amplamente atualizada posteriormente pela Portaria nº 957/2016/GM/MS e complementada pela Portaria nº 938/2017/GM/MS, sendo hoje regulamentada pela Portaria de Consolidação nº 1/MS, de 28/09/2017. Ela é constituída por dados do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), serviço de envio de dados (web service) e Sistema Autorizador do Programa Farmácia Popular. Na Nota Técnica abaixo o Ministério da Saúde apresenta todos os aspectos inerentes a BNAFAR.

nt bnafar

HÓRUS

WEB SERVICE

FARMÁCIA POPULAR

PRAZOS

O Ministério da Saúde publicou em 18 de junho de 2018 a Portaria que redefine os prazos para início da transmissão de dados por parte das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde para a Base Nacional. Clique aqui para acessar os novos prazos.

ROL DE DADOS

Verifique aqui o rol de dados que os estados e municípios deverão encaminhar para o web service da Base Nacional da Assistência Farmacêutica. Esses dados foram pactuados na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e contemplam dados de estoque, entrada, saída, dispensação dos medicamentos e insumos referentes à Rename e aos registros das avaliações das solicitações no âmbito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Tire suas dúvidas. Para os usuários gestores que possuem alguma dúvida sobre a Base Nacional de Dados de Açôes e Serviços da Assistência Farmacêutica no SUS, O Ministério da Saúde disponibiliza um FAQ (Perguntas Frequentes) com as questões mais relevantes sobre a Base Nacional
Fim do conteúdo da página