Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Assistência Farmacêutica

Ministério da Saúde vai reunir profissionais para promoção do Uso Racional de Medicamentos

Congresso abordará as práticas Interprofissionais na prescrição e desprescrição

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (DAF/SCTIE/MS) realizará o VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos (VII CBURM) em Brasília-DF, no período de 10 a 12 de dezembro de 2019. O tema deste ano será: Desafios e perspectivas para o uso racional de medicamentos na prática interprofissional”.

O encontro reunirá profissionais da saúde, gestores e usuários de medicamentos no Sistema Único Saúde. Serão três dias de atividades entre cursos, oficinas, palestras, mesas redondas, painéis, além de atividades interativas.

E fique ligado! Os congressistas que tiverem interesse em submeter trabalhos científicos relacionados ao Uso Racional de Medicamentos (URM) já podem acessar o regulamento. Clique aqui e confira o regulamento. Em breve estarão abertas as inscrições para congresso.

O uso racional de medicamentos está entre os objetivos e diretrizes da Política Nacional de Medicamentos e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Essa temática vem ganhando expressão ao longo dos últimos anos tanto na agenda nacional, quanto na internacional. Nesse sentido, se reforça a importância da oferta de informação sobre medicamentos que seja independente, sem conflitos de interesse e pautada na imparcialidade como subsídio para a promoção do uso racional de medicamentos em todas as esferas do governo e da sociedade civil.

COMITÊ DE URM

Uso Racional, Seguro e Responsável de Medicamentos

Acesse aqui Roteiro para criação de Comitês locais para promoção do uso racional de medicamentos.

Em destaque

OFERTA DE MEDICAMENTOS

Farmácia Popular

Programa busca ampliar o acesso a medicamentos no país, estando presente em 80% dos municípios brasileiros, a partir da parceria com farmácias conveniadas. 

horus-banner-490x60

PLANTAS MEDICINAIS

Fitoterápicos

Programa busca garantir o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade nacional.

GESTÃO

Base Nacional de Dados

Banco reúne informações sobre estoque e avaliações realizadas pelos estabelecimentos de saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

 

QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

QUALIFAR-SUS

Programa estruturado em 4 eixos (estrutura, informação, educação e cuidado) que tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página