Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640

>> Leia o regulamento e os termos de uso

>> Apresentação Fake News na Saúde feita pelo diretor da Ascom, Ugo Braga, no VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal

falso verdadeiro
Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 15h06 | Última atualização em Quarta, 21 de Novembro de 2018, 15h06

Olá! O conteúdo da mensagem é falso. Apesar da redução do consumo de açúcar ser benéfica para a saúde e para a prevenção do câncer, uma vez que a doença está instalada, não há alimentos ou medidas milagrosas capazes de eliminá-la. O paciente de câncer deve buscar orientação médica, seguir o tratamento proposto pelo especialista e evitar buscar soluções milagrosas divulgadas de forma imprudente nas mídias sociais.

Sobre o açúcar: O consumo excessivo de açúcar está relacionado a processos metabólicos que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer. A recomendação atual da Organização Mundial da Saúde é de que o consumo diário não ultrapasse 10% das calorias ingeridas, em uma dieta saudável. Maiores benefícios à saúde podem ser alcançados se o consumo diário de açúcar for reduzido para 5% das calorias ingeridas (ou cerca de 25g de açúcar por dia). Portanto, é recomendável a redução do consumo de açúcar para a prevenção do câncer.

Sobre a recomendação de misturar limão com uma xícara de água quente para as células cancerígenas desaparecerem: não há evidência científica a este respeito. Os profissionais da oncologia conhecem os melhores tratamentos para cada tipo de doença e suas orientações devem ser seguidas.

Sobre beber óleo de coco orgânico para o câncer desaparecer: trata-se de uma informação sem base científica.

Há grandes riscos envolvidos no abandono de tratamentos convencionais recomendados por médicos e profissionais de saúde experientes e qualificados, em substituição por terapias alternativas sem comprovação científica.

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página