Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Fake News
  4. >
  5. Sinais que ajudam a identificar um AVC - É VERDADE!
Início do conteúdo da página

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640

> Leia o regulamento e os termos de uso

falso verdadeiro
Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 16h47 | Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 16h50

Olá! Essa mensagem é verdadeira! As dicas são verdadeiras ao reconhecer sinais que o corpo dá que ajudam a identificar um Acidente Vascular Cerebral. Fique atento ao SAMU e peça ajuda imediata.

*S ORRISO:* peça para a pessoa sorrir. Se o sorriso sair torto ou se a boca entortar, pode ser AVC.

*A BRAÇO:* peça para a pessoa levantar os braços. Se a pessoa tiver alguma dificuldade para levantar um deles ou se após levantar os dois um deles cair bruscamente, pode ser AVC.

*M ENSAGEM:* peça para a pessoa repetir uma frase ou uma mensagem qualquer. Se a pessoa não conseguir compreender ou não conseguir repetir a frase ou mensagem, pode ser AVC.

*U RGÊNCIA:* havendo qualquer um desses sinais, chame imediatamente o SAMU 192.

Lembre-se sempre de pedir ajuda imediata! Para saber mais, acesse o Portal da Saúde: saude.gov.br/avc

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página