Ir direto para menu de acessibilidade.
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Banner teleSUS clique aqui
Início do conteúdo da página

DSEI Cuiabá realiza Semana de Planejamento e Gestão

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 16h24 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 16h24

Encontro contou com a participação de cerca de 700 pessoas, entre trabalhadores de saúde, lideranças indígenas e representantes do controle social

O Distrito Sanitário Especial Indígena Cuiabá (DSEI Cuiabá) realizou, em 3 momentos distintos e sequenciados, de 11 a 16/12/2017, a Semana de Planejamento e Gestão Indígena, no intuito de apresentar a proposta de trabalho da nova gestão para 2018 e debater temas relacionados à saúde indígena das populações residentes nas aldeias dispersas no território do Estado de Mato Grosso. Durante a realização do evento houve apresentação cultural típica e mostra e comercialização de artesanatos das etnias que integram o DSEI Cuiabá. A medicina tradicional foi fortalecida com mostra de ervas tradicionais.

 

Foto: Nucom Sesai

 

Novidade muito aplaudida pelas 700 pessoas que participaram dos 6 dias de evento foi a alimentação tradicional de cada etnia, de forma que cada refeição contava com pelo menos um prato representativo da culinária indígena da região. Assim, foram servidos peixe assado, patasca de caça com milho (espécie de sopa ou ensopado de carnes), peixe com banana verde, pirão de frango, beiju de mandioca, mingau de arroz e as saborosas xixás de abóbora, abacaxi, milho, arroz e mandioca.

Estudantes indígenas de diversas áreas, profissionais indígenas de saúde e lideranças realizaram o preparo da alimentação servida e apreciada pelos participantes. “Tivemos uma excelente adesão dos indígenas no preparo da alimentação tradicional, a ideia foi abraçada por todos. Acredito que as comunidades indígenas do DSEI Cuiabá, na verdade, ansiavam por uma oportunidade de destaque aos alimentos produzidos nas aldeias”, avaliou a nutricionista Deuzilene Zoezokaero, indígena da etnia Pareci, que auxiliou no preparo dos alimentos.

Dentre as pautas do encontro, foram tratadas adequações no processo de trabalho, visando efetivar a transversalidade da gestão e do cuidado, sendo instrumento capaz de garantir melhoria na qualidade de vida das populações indígenas.

A aproximação e o diálogo sadio entre lideranças indígenas, trabalhadores de saúde e representantes do controle social foi tema do primeiro momento, solidificando a 1ª Reunião Anual com Caciques e Gestores Indígenas em Planejamento Estratégico, realizada em 11/12, com a presença de todos os 119 caciques e lideranças indígenas do DSEI Cuiabá, contando com a presença de Marcio Godoi Spindola, diretor do Departamento de Gestão da Saúde Indígena (DGESI/SESAI/MS).

Na segunda etapa, de 12 a 14/12, ocorreu a 19ª Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena Cuiabá, tendo entre as pautas a busca de estratégias focadas na prevenção e promoção da saúde para combate do uso abuso de álcool; uso racional de medicamentos e plano de segurança alimentar e nutricional com resgate do cultivo tradicional.

Conclusivamente, a terceira e última etapa, ocorrida de 15 a 16/12 concretizou a 1ª Oficina de Integração dos Serviços de Saneamento e Saúde Indígena, direcionada especificamente aos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN), versando sobre as atribuições de cada profissional dentro da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), objetivando integrar e motivar as ações dentro das áreas indígenas e, desta forma, fortalecer a atenção básica nas aldeias.

Por Beth Almeida, do  Nucom  Sesai
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3434 / 3580 / 2351 / 2745

registrado em:
Assunto(s):
SARAMPO - saiba como se prevenir
Fim do conteúdo da página