Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. SVS - Notícias
  6. >
  7. Nova data da 1ª CNVS é publicada no Diário Oficial da União
Início do conteúdo da página

Nova data da 1ª CNVS é publicada no Diário Oficial da União

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 11h30 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 11h30

 

Evento tem como objetivo a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde

 

 

 

A Resolução nº 566, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que oficializa a realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS) para o período de 27 de fevereiro a 2 de março de 2018, foi publicada na última semana no Diário Oficial da União (DOU). O evento tem como objetivo a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde.

A 1ª CNVS, que estava prevista para iniciar em 28 de novembro de 2017, foi adiada porque, durante a licitação, houve recursos das empresas concorrentes, e os prazos legais para a conclusão do processo licitatório inviabilizaram a realização no período proposto programado.

Para o presidente do CNS, Ronald dos Santos, é fundamental manter a mobilização para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde que atenda a todos os brasileiros. “O processo da nossa conferencia é muito robusto e saudável, mobilizamos milhares de brasileiros em inúmeros eventos e estamos construindo as condições para que esse processo se conclua”.

“Continuaremos mobilizados para que tudo dê certo e para que essa conferência aconteça da forma mais democrática possível. Que todas as contribuições tragam, de fato, a sistematização de uma política nacional que seja viável, operacional e que atenda às necessidades de saúde da nossa população”, disse a diretora do Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde (DEGEVS) do Ministério da Saúde, Sônia Brito.

A etapa nacional contará com 140 delegados nacionais, 1354 delegados eleitos em todas as etapas estaduais, 39 participantes livres e 178 convidados. Ela foi precedida por conferências realizadas em todos os estados e Distrito Federal, além de diversas conferências municipais e macrorregionais e 32 conferências livres, que geraram relatórios com diversos temas sobre vigilância em saúde.

Inauguração – Durante a inauguração da 1ª CNVS 2018, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde no dia 28 de novembro, foi apresentado o Relatório Nacional Consolidado para a 1ª CNVS, que reúne 170 propostas que serão debatidas na etapa nacional. 

“Esse ato político de inauguração da conferência demonstra a força dos movimentos sociais e de todos os membros dos conselhos de saúde, além da capacidade de mobilização e organização”, avaliou o diretor-adjunto de gestão institucional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Pedro Ivo Sebba Ramalho.

Mais informações:

- Página oficial da 1ª CNVS

- Página da Anvisa sobre a 1ª CNVS

Por Nucom SVS

Atendimento à imprensa
(61) 3315- 3580 /2351/2745

 

 

Fim do conteúdo da página