Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

Encontro em Brasilia debaterá a Saúde do Trabalhador

Escrito por André | | Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 19h52 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2017, 19h52

Evento será realizado no Hotel Nacional, em Brasília, entre os dias de 18 e 20 de outubro

Acontecerá entre os dias de 18 e 20 de outubro, no Hotel Nacional, em Brasília, a 1ª Jornada Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento engloba dois grandes encontros que ocorriam separadamente: o Encontro Nacional da Renast e o Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador. Cerca de 450 pessoas terão uma oportunidade para discutir os desafios na busca de melhorias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Na cerimônia de abertura, a secretária substituta de Vigilância em Saúde, Sônia Brito, estará presente.

O evento é promovido pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Saúde. Reunirá profissionais de saúde e gestores que atuam na Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (Renast), incluindo os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), além das comissões (nacional, estaduais e municipais) compostas pelos segmentos de usuários, gestores, trabalhadores e prestadores de serviço. Estarão presentes, ainda, representantes do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Secretaria da Previdência.

O objetivo do encontro é tratar de temas de importância para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, como a qualificação das ações de vigilância em saúde, a integração entre os componentes da Renast e o planejamento, monitoramento e execução das ações de vigilância e financiamento.

Outra meta é o fortalecimento das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) enquanto atores estratégicos da Renast, considerando seu papel junto aos Cerest e no assessoramento aos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador.

Na programação estão temas como os impactos das reformas trabalhistas na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as pactuações, financiamento e instrumentos de gestão do SUS no âmbito de saúde do trabalhador; e a formação em pesquisa em saúde do trabalhador e o repensar da Renast como uma rede efetiva. Outras questões são o fortalecimento  da participação da sociedade e do controle social e a implementação das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Por Fabio Marques, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa

(61) 3315- 3580/2351

Fim do conteúdo da página