Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Campanha Amamentação 2019

Início do conteúdo da página

CGATES conclui trabalhos de visitas técnicas às ETSUS no ano de 2017

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 18h12 | Última atualização em Quarta, 09 de Maio de 2018, 16h51

 

A última reunião de 2017 foi com dirigentes e representantes das Escolas Técnicas do SUS da região nordeste

A Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES), do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), reuniu-se com representantes e diretores de todas as Escolas que integram a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS) da região nordeste, nos dias 30 de outubro e 8 de novembro, em Fortaleza e Recife, respectivamente, para a última rodada de conversas deste ano, sobre questões locais e regionais iminentes, relativas ao cotidiano de cada ETSUS.

A visita técnica no Nordeste, em ambas as datas, assim como em todas as regiões do Brasil, teve como objetivo analisar e promover o diálogo acerca de especificidades locais, como as dificuldades enfrentadas, avanços, perspectivas, cursos em andamento e parcerias existentes. Durante os dois dias de conversa, cada uma das instituições apresentou um histórico de suas atividades realizadas ao longo dos últimos meses e assistiu à apresentação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que, em parceria com o Ministério da Saúde, visa fomentar a participação das Escolas nos Grupos de Interesse Especial (SIG) da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).

A coordenadora da CGATES, Roberta Souza, responsável pelos encontros, destacou a importância das visitas técnicas. “O diálogo entre o Deges e a RET-SUS visa reconhecer a importância das ETSUS para o fortalecimento da educação profissional em saúde. As reuniões técnicas permitiram que o Ministério da Saúde pudesse acompanhar de perto as ações desenvolvidas pelas Escolas e, assim, com o diagnóstico fruto dos encontros, vai poder direcionar melhor o contato com cada uma delas”, apontou.

Antes do Nordeste, as primeiras Escolas que receberam as visitas dos técnicos da CGATES foram as da região Sul, na sede da Escola de Formação em Saúde (EFOS), em Florianópolis. Na sequência, as Escolas da região Norte sediaram a reunião no Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde de Rondônia (CETAS), em Porto Velho (RO). Dando continuidade às discussões sobre o dia a dia das Escolas, representantes do Centro-Oeste se reuniram no Distrito Federal, na Escola de Saúde Pública de Brasília (Etesb). Paralelamente, os dirigentes das Escolas da região Sudeste se reuniram em duas datas, sendo a primeira no Centro Formador de Pessoal para Saúde, em Vila Mariana (SP), onde todas as Escolas do estado foram representadas, e a segunda foi em Vitória, na sede da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde – Profa. Ângela Maria Campos, com integrantes das ETSUS de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Por Amilton Marques, do Nucom SGTES
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3580/2351/2745

 

Fim do conteúdo da página