Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Seminário comemora dez anos do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 14h19 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2017, 15h12

Cerimônia ocorreu um dia antes do início do 8º Congresso da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde

Foto: Amilton Marques

8º Congresso da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde em Gramado (RS)

O Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) comemorou dez anos do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, no último dia 14 de novembro, durante seminário realizado no Centro de Eventos da Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUFRGS), em Gramado (RS).

Presente no encontro, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), Claudia Brandão, agradeceu a presença dos participantes do evento, lembrou o objetivo do Programa e destacou a importância do Telessaúde. “Normalmente a gente pensa nos Núcleos de Telessaúde de forma isolada, mas temos apostado na integração deles. E quão potentes podem ser a iniciativa quando fazemos a conformação em rede”, afirmou.

A coordenadora do Programa Telessaúde Brasil Redes, Marília Tolentino, durante sua apresentação, fez um levantamento de dados que marcaram os dez anos do projeto. “O Telessaúde Brasil Redes foi idealizado a partir da necessidade de um programa que integrasse ações de tecnologia nos âmbitos da educação e saúde”, destacou.

O diretor-geral da Rede Nacional em Pesquisas (RNP), Nelson Simões, destacou a importância da parceria da RNP com o Ministério da Saúde. “Nunca imaginamos que estávamos nos associando ao Ministério da Saúde para a construção de algo tão valioso. Continuamos aprendendo como podemos melhorar as Tecnologias de Informação e Comunicação para benefício da saúde’, ressaltou Nelson Simões.

Ainda durante o evento, coordenadores de cinco estados realizaram palestras sobre boas práticas desenvolvidas nos núcleos, dentro de seus territórios relacionadas ao Telessaúde. No final da cerimônia, oito representantes do Programa e dois apoiadores foram homenageados com um certificado pela implantação do projeto piloto. 

Telessaúde - O Telessaúde Brasil Redes é um programa do Ministério da Saúde, sob coordenação das secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Atenção à Saúde (SAS), instituído em 2007, com o objetivo de ampliar a resolutividade da Atenção Básica e promover sua integração com o conjunto da rede de atenção à saúde. Durante esses dez anos de existência, foram registradas mais de quatro milhões de telediagnósticos, mais de três milhões de participações em tele-educação, mais de seis mil teleconsultorias e mais de mil publicações segundas opiniões formativas.

Por Amilton Marques, do Nucom/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315- 3580 /2351/2745

 

Fim do conteúdo da página