Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas e 6º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 16h21 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2017, 17h10

 

Cinco categorias concorreram ao prêmio

O I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, realizado simultaneamente ao 6º Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, na cidade de Foz do Iguaçu/PR, entre os dias 15 e 18 de novembro, contou com a inscrição de centenas de trabalhos científicos distribuídos em diversas áreas da saúde. Ao todo foram 926 trabalhos selecionados em cinco categorias: cuidado em saúde, gestão em saúde, tecnologia e inovação em saúde, educação farmacêutica e uso racional de medicamentos.

Cada categoria premiou dez trabalhos, sendo que os 1º e 2º colocados receberam, respectivamente, o prêmio de R$ 4.000.00,00 e R$ 2.000.00,00, e os demais colocados receberam menção honrosa pela importância e relevância dos trabalhos para as ciências farmacêuticas.

Plantas medicinais e fitoterápicos - Sob a temática de plantas medicinais/fitoterápicos foram selecionados 121 trabalhos, sendo que quatro receberam menção honrosa e um recebeu o prêmio como 2º colocado na categoria “Tecnologia e Inovação em Saúde”, com o título “Avaliação da Citotoxicidade da Casca de  Zanthoxylum rhoifolium Lam.”, tendo como autores: Juliana Correa Barbosa, Amanda Roberta Palheta da Silva, Mírian Letícia Carmo Bastos, Maria Fâni Dolabela, Heliton Patrick Cordovil Brígido, vinculados à Universidade Federal do Pará.

O 1º colocado na categoria “Uso Racional de Medicamentos” foi o trabalho intitulado “Vamos plantar saúde? Estruturação de hortas medicinais em centros de saúde e o reflexo sobre o uso racional de medicamentos” apresentado por Patrícia Pozzatti Wanzeller¹, Natália Todeschini Tonelo2, Bruna Tobias², Juliana Hegeto², Daniela Pozzebon Caurio¹

¹Prefeitura Municipal de Florianópolis, ²Universidade Federal de Santa Catarina.

Conheça os 1º e 2º colocados das cinco categorias:

Cuidado em Saúde - O ganhador da categoria Cuidado em Saúde foi “Disfunção respiratória e mais cinco medicamentos de uso contínuo como fatores de risco para discrepância não intencional de pacientes pediátricos”. O trabalho vencedor teve a participação de Lucas Miyake, Bruna Bergmann e Giovanna Webster – Seção de Farmácia Clínica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre.

O segundo lugar ficou com o trabalho “Da fábula ao real, seja racional: uso do teatro para educação farmacêutica”. O trabalho teve a parceria de Gabriela Dudar, Natieli Soares e Christiane Colet – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Tecnologia e Inovação em Saúde - Nesta categoria o trabalho ganhador foi “Avaliação do perfil dos doadores autoexcluídos em um Hemocentro”, tendo como autores: Jamille de Oliveira Gomes¹, Alcinia Braga de Lima Arruda¹, Francisca Vânia Barreto Aguiar Ferreira Gomes², Larissa Mendonça Moreira¹, Amanda Aparecida de Lima Arruda¹.

Universidade Federal do Ceará, ²Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará.

A segunda colocação ficou com o trabalho “Avaliação da Citotoxicidade da casca de Zanthoxylum rhoifolium Lam. Participaram do trabalho: Juliana Barbosa, Amanda Roberta, Míriam Bastos, Maria Dolabela e Heliton Brígido, vinculados à Universidade Federal do Pará.

Gestão em Saúde - O trabalho “Experiências integradas ao processo de atuação do profissional farmacêutico área de gestão da assistência farmacêutica”, ficou com o primeiro lugar na categoria Gestão em Saúde. O trabalho foi apresentado por: Jessica da Silva Teixeira¹, Marcelo Ney de Jesus Paixão¹ ², Jamille Nayade Mota Alves¹, Patrícia Lorena Santos Santos¹, Virginia Maria Bitancourt Reis¹.

¹Universidade do Estado da Bahia – Campus I, ²Secretaria da Saúde do Estado da Bahia

Já o trabalho “Análise dos resultados da aplicação de indicadores gerencias na logística de estoque hospitalar” ficou com a segunda colocação. Autores: Priscila Lima e Selma de Castilho, Carla Valéria Ferraz – Universidade Federal Fluminense.

Educação Farmacêutica - Na categoria Educação Farmacêutica o trabalho ganhador foi “Relato de experiência do segundo ano da residência multiprofissional em saúde sob a ótica de uma residente do núcleo de farmácia”, dos autores: Mirian Amaral de Melo¹, Cleiton Bueno da Silva², Pedro Ivo da Silva³, Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira¹.

¹Hospital das Clinicas/Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), ²Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), ³Hospital de Doenças Tropicais (HDT) .

Nesta categoria, o segundo lugar ficou com o trabalho “Prática sobre Insulinoterapia com Simulação Realística: Etapa prévia para inserção do aluno em cenário de prática real”, realizado pela Universidade Federal do Ceará com apresentação realizada por: Breno Queiroz de Araújo¹, Mylenne Borges Jácome Mascarenhas¹, Afonso Celso Soares Campos¹, Reijane Mara Pinheiro Queiroz², Marta Maria de França Fonteles¹.
¹Universidade Federal do Ceará, ²ITMF/Produtos Para Saúde

Uso Racional de Medicamentos - A categoria URM teve com vencedor o trabalho “Vamos plantar saúde? Estruturação de hortas medicinais em centros de saúde e o reflexo sobre uso racional de medicamentos”, apresentado por: Patrícia Pozzatti Wanzeller1, Natália Todeschini Tonelo², Bruna Tobias², Juliana Hegeto², Daniela Pozzebon Caurio¹.

¹Prefeitura Municipal de Florianópolis, ²Universidade Federal de Santa Catarina

O segundo lugar ficou com o trabalho “Implantação de uma escala de classificação de risco para a realização de acompanhamento farmacoterapêutico: uso racional de medicamentos”. O trabalho foi apresentado por: Emanuel Celso Pereira de França¹, Bruna Cristina Cardoso Martins², Daiane Santos Batista¹, Rosângela Maria Araújo Teles¹, Rafaela de Araújo Moura¹.

¹Hospital Regional do Cariri/Juazeiro do Norte/CE, ²Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar/Fortaleza/CE

Por Nucom SCTIE
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 2745 / 2351

 

Fim do conteúdo da página