Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Agência Saúde
  6. >
  7. Santa Catarina sedia encontro da RET-SUS com Rede Federal EPCT
Início do conteúdo da página

Santa Catarina sedia encontro da RET-SUS com Rede Federal EPCT

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 11h25 | Última atualização em Quarta, 09 de Maio de 2018, 17h00

Discussões sobre educação profissional em saúde entre as duas redes foram encerradas com participantes da região sul

Box Title

Foto: Amilton Marques

A última etapa da iniciativa de articulação por meio de Oficina Regional entre a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), do Ministério da Saúde, e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica(EPCT), do Ministério da Educação, foi realizada entre os dias 6 e 7 de dezembro, com participantes da região sul, em Florianópolis (SC).

“Estamos promovendo esses encontros para que a RET-SUS e a Rede Federal EPCT se complementem no espaço regional e, juntas, possam potencializar as ações relacionadas à Educação Profissional em Saúde”, ressaltou a coordenadora-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Deges, Roberta e Souza, na mesa abertura do Encontro.

A coordenadora lembrou ainda que o processo de atualização da Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS), que foi realizado em cinco oficinas regionais, chegou à fase de finalização, e destacou a importância da publicação da portaria do Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRO EPS-SUS) para as ETSUS.

A diretora da ETSUS de Blumenau, Cláudia Lange, apresentou a RET-SUS e lembrou que o surgimento da rede se remete ao Projeto Larga Escala, que foi iniciado em 1985, e ao Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE). “A qualificação dos trabalhadores que atuam nos serviços de saúde é um componente decisivo para a efetivação dos princípios e diretrizes do SUS. Nesse sentido, a RETSUS tem uma importância fundamental, visto que tem a missão de formar os referidos trabalhadores, sendo uma importante ferramenta de consolidação do Sistema Único de Saúde, capaz de fortalecer a qualidade de resposta do serviço às necessidades da população”, contextualizou.

Dando continuidade a proposta do encontro, o assessor especial da Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia (Setec), Franclin Nascimento, representando o Ministério da Educação, apresentou um panorama sobre a Rede Federal  EPCT e explanou sobre o objetivo da parceria entre os dois ministérios.

A iniciativa é do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), por meio da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Saúde (CGATES), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (ESPJV/Fiocruz), e tem como principal objetivo fortalecer a educação profissional em saúde no país.

Por Amilton Marques, do Nucom SGTES
Atendimento à imprensa 
(61) 3315-3580/2351/2745

 

 

Fim do conteúdo da página