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Ministério da Saúde divulga resultado final da 2ª etapa do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 15h07 | Última atualização em Terça, 20 de Março de 2018, 15h08

As experiências foram selecionadas após a realização de um seminário, em Brasília, realizado no início de março

Após a fase de interposição de recursos, a comissão de avaliação do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, com ênfase em Educação Permanente no Sistema Único de Saúde (SUS), divulgou o resultado final da 2ª etapa, com a incorporação de mais uma experiência, ao invés das 30 previstas anteriormente no edital. A 3ª fase consiste nas visitas in loco, que ocorrerão entre abril e maio.

"As 31 experiências selecionadas no Laboratório de Inovação em Educação na Saúde apresentam potencialidades para o fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. E nossa proposta é de utilizá-las como modelo de boas práticas, com capacidade para replicação em todo o país. Assim demonstraremos o quanto os profissionais de saúde fazem, de forma efetiva, a Educação Permanente em Saúde em seu cotidiano do trabalho em saúde", ressaltou a Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), Cláudia Brandão.

As experiências selecionadas são iniciativas de secretarias estaduais e municipais de saúde, de universidades e da sociedade civil e contemplam os três eixos temáticos do Laboratório de Inovação sobre Integração ensino-serviço-comunidade, sobre Educação e Práticas Interprofissionais e Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde.

“Avançamos para uma etapa enriquecedora do Laboratório de Inovação em que vamos conhecer como a experiência acontece no território, quais as redes em que estão inseridas, sua sustentabilidade e, muito importante, identificar com mais qualidade o que faz dela uma inovação em Educação Permanente”, destacou a coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS, Monica Padilla.

Próxima etapa

Após a finalização das visitas, a comissão de avaliação do Laboratório de Inovação selecionará as práticas finalistas que serão devidamente divulgadas no Portal da Inovação na Gestão do SUS (apsredes.org), no site do Ministério da Saúde e de parceiros, além de comporem uma publicação técnica intitulada NavegadorSUS.

O Laboratório de Inovação é uma iniciativa do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), com o objetivo fortalecer a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e dar visibilidade a experiências exitosas no campo da Educação na Saúde.

Confira abaixo as 31 experiências selecionadas para a terceira etapa do LI:

Nome da Experiência

Eixo Temático

Instituições

Município

Estado

A reorientação da formação por meio da educação interprofissional e prática colaborativa – Pró-saude e PET Saúde

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Universidade Estadual de Maringá e Prefeitura Municipal de Maringá- Secretaria de Saúde

Maringá

PR

Apoio à implantação e implementação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) em uma região do Estado de São Paulo: a educação permanente como instrumento para lidar com desafios e possibilidades das práticas interprofissionais no campo da saúde cole

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Universidade Federal de São Carlos e Departamento Regional de Saúde de Araraquara - DRSIII

São Carlos

SP

Aprender trabalhando e trabalhar ensinando

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas

Campinas

SP

Caminhos da Construção da Rede de Integração Ensino e Serviço da  SMS de Porto Alegre

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

Porto Alegre

RS

Cartilha didática como incentivo ao uso de chás, cuidados com plantas tóxicas e pragas urbanas através do PET SAÚDE GRADUASUS

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca e Universidade Federal de Alagoas

Arapiraca

AL

Círculos de Leitura e Escrita Criativa - Encontros entre a Literatura e os Processos de Cuidado em Saúde

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Grupo Hispitalar Conceição (GHC)

Porto Alegre

RS

Curso de acolhimento em Redes de Atenção a saude

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins

Palmas

TO

Curso de Ensino à Distância Promoção do Envolvimento dos Homens na Paternidade e no Cuidado

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Instituto Promundo

Rio de Janeiro

RJ

Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Experiências na Residência Multiprofissional em Saúde da Criança no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

Porto Alegre

RS

Educação interprofissional na interação universidade serviço comunidade no SUS: narrativas de 15 anos da educação pelo trabalho

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Faculdade de Medicina de Botucatu e Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu do Estado de São Paulo

Botucatu

SP

E-MAIS: Educação permanente – Monitoramento e Avaliação de Iniciativas em Saúde

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Prefeitura Municipal de Pelotas

Pelotas

RS

Empoderamento de lideranças por meio da ed. Profissional para estimular processos de atenção odontológica

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Universidade Estadual de Maringá e Secretaria de Saúde do Estado do Paraná

Maringá

PR

Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Universidade do Estado de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra

Tangará da Serra

MT

Farmácia Natural - Tenda da Saúde

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras

Balneário Piçarras

SC

Gestão fortalecida a partir da gestão compartilhada: integrando saberes

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Hospital Infantil de Palmas Dr Hugo Rocha da Silva

Palmas

TO

LAB-AVC Serra Catarinense

II. Educação e Práticas Interprofissionais

Agência de Desenvolvimento Regional- Gerencia de Saúde e Uniplac

Lages

SC

LAB-MÃE SERRANA: EPS TRANSFORMANDO PRÁTICAS

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE LAGES - 26 REGIONAL DE SAÚDE DE LAGES e Secretaria Municipal da Saúde de LAGES

Lages

SC

MOBILIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONSELHO DE SAÚDE LOCAL EM CRATO-CE

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Universidade Regional do Cariri (URCA) e Secretaria Municipal de  Saúde do Crato

Crato

CE

O SISTEMA DE REGULAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA SAÚDE NO ESTADO DO CEARÁ

I. Integração ensino-serviço-comunidade

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ

Fortaleza

CE

Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental, Gastronomia, Matemática e Cidadania

I. Integração ensino-serviço-comunidade

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA e Serviços Organizados em Inclusão Social

Joinville

SC

Processos avaliativos de EPS em Sta Catarina-uma roda que nunca parou de girar

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Florianópolis

SC

PRODUZINDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E APOIO INSTITUCIONAL NOS MUNICÍPIOS DO DRS III DE ARARAQUARA

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e Departamento Regional de Saúde de Araraquara - DRS III

Ribeirão Preto

SP

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA

I. Integração ensino-serviço-comunidade

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ

Fortaleza

CE

Projeto interação ensino serviço comunidade-uma proposta inovadora na educação do trabalho em saúde Porto Seguro BA

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro e Universidade Federal do Sul da Bahia

Porto Seguro

BA

Projeto Refazendo as Trilhas da Educação Permanente em Saúde na Planície Litorânea

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ e Primeira Diretoria Regional de Saúde

Parnaíba

PI

Projeto: De Geração para Geração, Valorizando as Heranças Culturais

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

SECRETARIA MUNICIPAL DE INDAIAL

Indaial

SC

REDUÇÃO DE DANOS COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO E CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE: Políticas, vivências, intervenções e qualificação profissional

I. Integração ensino-serviço-comunidade

UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Paraíba

PB

Saúde Mental-construção da rede de cuidados e EPS

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Secretaria Municipal de Saúde - CAP 1.0

Rio de Janeiro

RJ

Sentidos do nascer

I. Integração ensino-serviço-comunidade

FAE - UFMG e Secretaria Municipal de Saúde de BH

Belo Horizonte

MG

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros)

III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de Salvador

Salvador

BA

Inovando práticas de prevenção e promoção da saúde a partir da análise local de vulnerabilidades à saúde, no contexto do vírus zika

I. Integração ensino-serviço-comunidade

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC/UFRJ

Rio de Janeiro

RJ

 

Por Natalia Pinheiro, do NUCOM/SGTES, com colaboração da OPAS/OMS
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580/3174/2898

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