Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Agência Saúde
  6. >
  7. Hospital Federal do Andaraí debate os desafios da emergência pediátrica
Início do conteúdo da página

Hospital Federal do Andaraí debate os desafios da emergência pediátrica

Escrito por Tatiana Teles | Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 15h36 | Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 15h38

Ao atender aproximadamente 1,4 mil crianças por mês, o Hospital Federal do Andaraí (HFA) se tornou referência em Emergência Pediátrica no estado do Rio de Janeiro. Aliar a prática cotidiana com a reflexão acadêmica, no entanto, ainda se mostra um desafio para o setor, que representa 50% dos atendimentos de emergência de toda essa unidade, de acordo com dados dos três primeiros meses de 2018. Com o intuito de aproximar teoria e prática, a instituição organiza o I Encontro Multidisciplinar da Emergência Pediátrica do HFA, que ocorre no próximo dia 10 de maio, às 7h30, no auditório da Casa Rosa.

A entrada é gratuita, mas as vagas serão limitadas - 50, ao todo. Durante todo o dia, seis especialistas de diferentes áreas de atuação ministram palestras sobre importantes aspectos para o bom funcionamento das emergências pediátricas. Renata Verbinatto, enfermeira-chefe do Setor de Emergência Pediátrica, entende que iniciativas como essa são importantes para o desenvolvimento da instituição hospitalar. “A troca de conhecimentos que será gerada no encontro certamente reverte em um melhor atendimento para a população”, aposta.

PALESTRAS

Certas palestras, de acordo com Renata, abordarão temas mais diversos com a plateia. “Dois importantes aspectos que podem ser citados são a questão das crianças em estado grave, na palestra de Poliana Alfradique, e abordagem da sepse, ou infecção generalizada, na área de pediatria, por Igor Brandão”, antecipa ela.

Segundo Renata, o evento estimula novas atividades no HFA: “A proposta é que, a partir dessa experiência, novos eventos científicos e reuniões possam ser organizados pela equipe da unidade”, ressalta. O encontro acontece no auditório da Casa Rosa, onde é a administração do hospital.

PROGRAMAÇÃO

07h30 às 08h20 - Credenciamento
08h20 às 08h40 - Abertura do encontro, com os palestrantes Hamilton Delgado e Ticiane Oliveira (Divisão de Enfermagem do HFA)
08h40 às 09h20 - Abordagem no Tratamento da Asma na Emergência Pediátrica, com a palestrante Luciene Novaes (médica do Departamento da Astrazênica de São Paulo)
09h20h às 10h - Segurança do Paciente na Emergência, com a palestrante Renata Zerbinatto (enfermeira Rotina da Emergência Pediátrica do HFA)
10h às 10h30 - Coffee Break
10h30 às 11h20 - Paciente Grave na Pediatri, com a palestrante Pollyane Alfradique (médica chefe do CTI Pediátrico do Hospital Federal dos Servidores do Estado)
11h20 às 12h10 - Ressuscitação Cardiorrespiratória, também com a palestrante Pollyane Alfradique
12h10 às 13h10 - Almoço
13h10 às 14h - SEPSE na Pediatria! Qual abordagem?, com o palestrante Igor Brandão (médico do CTI Pediátrico Instituto do Cérebro/médico CTI Pediátrico do Complexo Hospitalar de Niterói)
14h às 14h50 - Suporte Ventilatório da Emergência Pediátrica, com a palestrante Michele Gomes Vasconcellos (fisioterapeuta da UTI Cardíaca Pediátrica Perinatal/Fisioterapeuta da UTI Cardíaca Pediátrica do Hospital Vitória)
14h50 às 15h10 - Intervalo para discussão
15h10 às 16h10 - Acesso venoso intra-ósseo e o uso da máscara laríngea na Pediatria, com o palestrante José Luiz da Silva (enfermeiro supervisor do HFA e Coordenador Geral do SAMU de Volta Redonda)
16h10 - Encerramento

SERVIÇO

O quê: I Encontro Multidisciplinar da Emergência Pediátrica do Hospital Federal do Andaraí (organizado por Renata Verbinatto, enfermeira-chefe do setor de Emergência Pediátrica do HFA, e Isa Cristina Neves, médica-plantonista do setor de Emergência Pediátrica do HFA)

Quando:
10 de maio, às 7h30

Onde:
Auditório da Casa Rosa, Hospital Federal do Andaraí (Rua Gastão Pereira, 119, bairro do Andaraí, Rio de Janeiro/RJ)

Inscrições:
50 vagas gratuitas, com vagas limitadas. A inscrição deve ser realizada pelo telefone do Núcleo de Educação Continuada do HFA, (21) 2575-7000, ramal 7149

Por Mateus Machado (supervisão de Antonio Vianna), Nucom MS/RJ 
Assessoria de imprensa 
(21) 3985-7444 / 7475

Fim do conteúdo da página