Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Silvia Nobre Waiãpi assume Secretaria Especial de Saúde Indígena 

Escrito por amanda.mendes | | Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 14h41 | Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 14h42

Integrante do Exército Brasileiro, a nova secretária de Saúde Indígena tem experiência em gestão pública e na área da saúde e será a primeira indígena a coordenar a Sesai

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde passa a ser coordenada por Silvia Nobre Waiãpi a partir desta quarta-feira (24). Integrante do Exército Brasileiro, Silvia tem vasta experiência em gestão pública tendo diversas formações na área da saúde, além de especialização em política e estratégia. Ela também é a primeira mulher indígena a integrar o Exército Brasileiro, tendo entrado na corporação para o corpo de saúde. Ela integra o Colégio Brasileiro de Medicina de Desastres e Catástrofes (CBMDC).

Silvia nasceu na tribo Waiãpi, no interior do Amapá. Aos quatro anos sofreu um acidente e foi levada para a cidade para operar, quando teve o primeiro contato com a saúde. Como não podia voltar para a aldeia, devido aos graves problemas de saúde, foi criada, inicialmente, por um professor que iniciou a alfabetização e deve a ele sua parte educacional. Silvia sempre manteve os laços com o seu pai, cacique Seremete, na aldeia para onde volta uma vez por ano nas férias. 

Antes de assumir o cargo no Ministério da Saúde, Nobre era Chefe do Serviço de Medicina Física e Reabilitação em Fisioterapia do Hospital Central do Exército. Fisioterapeuta integrante da equipe pioneira do Brasil com formação específica de emergência em defesa química, biológica, radiológica e nuclear do Exército Brasileiro habilitados para ações em caso de sinistros ou atentados bioterroristas. Defende a participação da Política de Indígenas em assuntos de Relações Internacionais visando a Soberania do Brasil, no âmbito de Segurança e Proteção de Fronteiras para o fortalecimento da Expressão do Poder Nacional entre povos indígenas.

Por Agência Saúde
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página