Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Agência Saúde
  6. >
  7. Ministro da Saúde renova Acordo de Cooperação para garantir assistência à saúde no ICDF
Início do conteúdo da página

Ministro da Saúde renova Acordo de Cooperação para garantir assistência à saúde no ICDF

Escrito por renata.ramalho | Publicado: Terça, 14 de Maio de 2019, 19h21 | Última atualização em Quarta, 15 de Maio de 2019, 17h03

O ICDF realiza hoje mais de 90% de seus atendimentos de alta complexidade cardiovasculares a pacientes do Sistema Único de Saúde

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) poderá contar com recursos da União para garantir a assistência à saúde de adultos e crianças beneficiárias dos sistemas de saúde administrados pelo Ministério da Defesa, Forças Armadas, Câmara dos Deputados, Senado Federal, além dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em visita ao Hospital das Forças Armada (HFA), nesta terça-feira (14), em Brasília, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou a renovação do Termo de Cooperação entre a União, o Distrito Federal e a Fundação Universitária de Cardiologia, mantenedora do ICDF. Fundação filantrópica (privada, sem fins lucrativos), o Instituto é referência nacional em alta complexidade cardiovascular e transplantes.

A cooperação não prevê repasse financeiro direto para a instituição, sendo realizado por produção, ou seja, após o atendimento aos pacientes do SUS, encaminhados pela Secretária de Saúde do DF.  O ICDF realiza hoje mais de 90% de seus atendimentos de alta complexidade cardiovasculares a pacientes do Sistema Único de Saúde.

Estão garantidas, mediante o compartilhamento de recursos patrimoniais da União, a assistência eletiva e emergencial nas áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica (cardiológica e neurológica), eletro fisiologia, terapia intensiva cardiológica, cardiologia e neurologia intervencionistas, cirurgia cardiovascular, cirurgia vascular, cirurgia endovascular extra cardíaca, reabilitação cardíaca, transplante e outros serviços correlatos, em caráter complementar.

Entre os anos de 2016 e 2018, o ICDF realizou em torno de 600 mil atendimentos ambulatoriais e 13 mil atendimentos hospitalares pelo SUS. Atualmente, dispõe de mais de 126 leitos, quatro salas cirúrgicas, duas salas de hemodinâmica, ambulatório e emergência, onde são realizadas em média 84 cirurgias mensalmente.

Acompanhado pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, foi recebido no Hospital das Forças Amadas pelo comandante logístico do HFA, general Rui Yutaka Matsuda, para visitarem as instalações da nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a Central de Material e Esterilização do HFA, local onde funciona o ICDF.

Roberto Chamorro, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3315 / 3580

Fim do conteúdo da página