Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Você já ouviu falar nas crianças borboletas?

Início do conteúdo da página

Aplicativo permite que cidadãos acompanhem obras da Saúde

Escrito por cristiane.carvalho | | Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 11h44 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 11h26

Pelo celular, será possível verificar o andamento de obras financiadas fundo a fundo pelo Ministério da Saúde. Além disso, o cidadão poderá denunciar em caso de identificação de irregularidades

Mais um serviço de tecnologia está disponível para o cidadão fiscalizar obras financiadas fundo a fundo pelo Ministério da Saúde, em todo o país. Agora, o Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB Cidadão), já disponível na web, é apresentado em versão de aplicativo, o que facilita o acesso através de aparelhos de celular. Ao utilizar a ferramenta, será possível localizar obras como academias da saúde, UPAs, Centros Especializados de Reabilitação (CER), bancos de leite e outros; no seu município de acordo com a sua localização. Além de ter a obra georeferenciada para chegar até o local exato da construção, o usuário verá a linha do tempo e ainda terá a opção de compartilhar a obra nas suas redes sociais, além de poder salvar como favorita para retornar sempre que precisar. No caso de identificação de irregularidades, é possível usar o aplicativo para denunciar e até enviar fotos à pasta.

O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde por meio de convênio firmado com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Laboratório Bridge. Criado com visual mais intuitivo, que possibilita maior engajamento da população atuando de forma mais participativa na aplicação dos recursos públicos, o aplicativo Sismob Cidadão pode ser baixado (download) nos sistemas IOS e Android.

As informações disponibilizadas no aplicativo são preenchidas pelos municípios e estados, como parte do processo de monitoramento de obras financiadas com os recursos federais para a saúde. Trata-se de mais uma ferramenta de transparência e controle social, que permite ao cidadão acompanhar se a obra está no andamento adequado e se o investimento dos recursos públicos irá trazer os benefícios planejados para a sociedade. No caso de denúncias, serão encaminhadas para o Ministério da Saúde, que notificará o gestor local sobre a irregularidade identificada e dará retorno sobre o encaminhamento da denúncia para o cidadão.

O aplicativo foi construído com visual mais intuitivo que possibilita maior engajamento da população atuando de forma mais participativa na aplicação dos recursos públicos. Dessa forma, qualquer pessoa poderá comentar, elogiar, criticar e, principalmente, denunciar qualquer irregularidade. “O cidadão ao se posicionar em frente à obra e com o aplicativo em mãos, pode verificar quanto foi gasto, se as fotos correspondem ao andamento da obra, se está condizente com as informações constantes no aplicativo e caso não se confirme, pode informar o que estiver errado e enviar a denúncia, inclusive com fotos que ele fizer. A resposta será enviada pelo e-mail dele, pelo Ministério da Saúde”, informou Mariane Moraes, gestora do SISMOB Cidadão do Ministério da Saúde e responsável pelo aplicativo.

Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB)

É o sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Saúde para cadastro e análise de propostas de projetos de saúde e monitoramento da execução de obras de transferência fundo a fundo. O sistema também subsidia a avaliação finalística dos investimentos necessários à implementação das Políticas e Programas pelo gestor federal, bem como serve de instrumento de gerenciamento por parte dos gestores estaduais, municipais e distrital. Para facilitar o acesso de gestores, técnicos do Ministério da Saúde e cidadãos, a pasta estruturou um conjunto de ferramentas tecnológicas que agora ganha reforço com o aplicativo SISMOB Cidadão: SISMOB WEB, SISMOB Cidadão WEB, Aplicativo SISMOB, Aplicativo SISMOB Cidadão.

Por Zinda Perrú, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 3587

Fim do conteúdo da página