Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

borboletas

Início do conteúdo da página

Terra Indígena Waiãpi recebe nova Unidade Básica de Saúde Indígena

Escrito por cristiane.carvalho | | Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 17h44 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 11h17

Construída em parceria com a Organização Alemã Target, unidade vai atender quase 300 indígenas de cinco aldeias localizadas no Amapá. Equipes Multidisciplinares de Saúde atenderão no local

No meio da Floresta Amazônica, é lá que fica a Unidade Básica de Saúde Indígena – UBSI Ytuwasu, que passará a atender aos quase 300 indígenas habitantes das aldeias Ytuwasu, Tabokal, Tajau’ywyry, Karavovô e Mukuru, na região do Amapá. São 134,76 metros quadrados construídos pela Organização Alemã Target Reudiger Nehberg em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão do Ministério da Saúde. Na unidade, os indígenas terão acesso a serviços como acolhimento, escuta qualificada, triagem, consultas, vacinas, teste rápidos para sorologias, programas de saúde da mulher, do Idoso e da criança, SISVAN, suplementação de Vitamina A e ferro, a partir do trabalho das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena que atendem no local.

UBSI
Divulgação

A unidade foi inaugurada em uma cerimônia simbólica na capital amapaense na sede da Associação dos Grupos Indígenas do Tumucumaque Waianã e Apalaí – Agitwa. Além da inauguração, Sesai e Target assinaram um termo de cooperação que vai permitir ampliar as ações para outros Distritos Indígenas.

A construção da UBSI foi feita em quatro meses e contou com a colaboração dos próprios indígenas que pilotaram as embarcações até o local da unidade carregando todo o material utilizado. Além disso, a SESAI participou ativamente da logística de todo o material e pessoal envolvido na obra. Nos últimos 20 anos, a Target tem trabalhado com os Waiãpi e agora, com esse novo acordo de colaboração técnica expande essa atuação para outras áreas indígenas.

A Secretária Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Sílvia Waiãpi fez questão de agradecer aos integrantes da Target na língua Waiãpi e disse que a Organização está ajudando a mudar a história da Saúde Indígena no Brasil, “em especial para nós povos indígenas Waiãpi, se não fosse o trabalho de vocês, nós não estaríamos seguros” agradeceu Sílvia. “Muitos de vocês arriscaram a sua própria saúde para que nós povos indígenas tivéssemos saúde. Muito obrigado” completou.

A Secretária Nacional de Promoção de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Sandra Terena, que acompanhou todas as atividades em Macapá, destacou a importância da cooperação com a TARGET. “A assinatura desse termo de cooperação com a Organização Alemã Target mostra o compromisso do Governo Federal, por meio da SESAI, em unir forças para que a Saúde Indígena esteja cada vez mais fortalecida. É um dia histórico que marca o recomeço da Saúde Indígena em nosso país” afirmou Sandra.

Terra Indigena Waiapi recebe nova Unidade Basica de Saude Indigena

Luís Oliveira/Sesai-MS

TARGET

De origem alemã, a Target Reudiger Nehberg foi criada em 2000, com atuação no continente africano. No Brasil, iniciou seu trabalho em 2002 no norte do Estado do Amapá, onde construiu um posto de saúde no território indígena da etnia Waiãpi. Atualmente, a ONG cuida da manutenção de um posto de saúde e de um Polo Base no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará em parceria com a SESAI, responsável por fornecer profissionais de saúde, medicamentos e equipamentos instalados nessas unidades.

 

Por Murilo Caldas / NUCOM SESAI para a Agência Saúde

Atendimento à Imprensa

61 3315 3580/3174

Fim do conteúdo da página