Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Secretário da SVS destaca o papel do enfermeiro na ampliação das coberturas vacinais

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 19h56 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 19h56

O evento que começou no dia 15, segue até o dia 18 de outubro de 2019 no Centro de Convenções de Bonito, em Bonito, Mato Grosso do Sul

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira participou da abertura do VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal (CBEPN) e reforçou o papel fundamental do profissional enfermeiro para o aumento das coberturas vacinais.  O congresso que tem como tema central “A formação do enfermeiro pediatra no Brasil: onde estamos e para onde queremos ir?” busca discutir o papel do enfermeiro a longo prazo e elucidar programas de ensino e prática especializada para promover impacto no sistema de saúde junto a um avanço integrado.

Segundo o Wanderson de Oliveira “o papel do enfermeiro pediatra no fortalecimento e na ampliação das coberturas vacinais vai ser fundamental para integrar a vigilância e a atenção à saúde e principalmente para proteger nossas crianças contra as doenças evitáveis imunopreveníveis”. O secretário também afirmou que a SVS irá trabalhar junto com a Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP) para o desenvolvimento do Sistema de Vigilância Integrado de Doenças Congênitas e Raras,  incluindo nessa parceria a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS).

Durante os três dias de encontro, os profissionais presentes vão poder aprofundar as discussões e propor as diretrizes curriculares mínimas para a especialidade, além de ajudar na construção e validação das competências do enfermeiro pediatra e do neonatologista. Outro ponto de discussão é a gestão junto aos órgãos representativos e de classe da enfermagem para a atuação em unidades especializadas da área pelo enfermeiro certificado.

Segundo a presidente da SOBEP, Myriam Aparecida Madetta, o objetivo desse processo é que “o enfermeiro pediatra, membro de uma equipe interprofissional, se destaque ao realizar sua prática com foco no cuidado à criança e sua família, de maneira individualizada e sistematizada, comprometida com a compaixão, promovendo ações preventivas, curativas e de reabilitação em consonância com o SUS”, disse.

Como perspectiva para a enfermagem no cuidado ao neonato, criança e adolescente está a incorporação dos resultados das pesquisas na prática, a adoção da tomada de decisão coletiva e assertiva e a inclusão da família como protagonista, fortalecendo o cuidado humanizado e integral.

O evento que começou no dia 15, segue até o dia 18 de outubro de 2019 no Centro de Convenções de Bonito, em Bonito, Mato Grosso do Sul e conta com uma programação densa com a presença de palestrantes internacionais e nacionais de renomada expertise em enfermagem pediátrica e neonatal, assim como em enfermagem da família.

Agência Saúde
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página