Ir direto para menu de acessibilidade.
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Banner teleSUS clique aqui
Início do conteúdo da página

Municípios de Alagoas recebem R$ 2,8 milhões para iniciar informatização de equipes de saúde

Escrito por cristiane.carvalho | | Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 12h33 | Última atualização em Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 15h56

Os recursos liberados são para apoiar equipes de saúde não informatizadas na integração de informações de saúde do cidadão. Estado Alagoano participa do projeto piloto do Conecte SUS

O Ministério da Saúde destinou R$ 2,8 milhões para 47 municípios do estado de Alagoas começarem a informatização dos serviços de saúde da Atenção Primária. Alagoas é o estado piloto do programa Conecte SUS que prevê integrar as informações de saúde do cidadão em uma grande rede de dados. Os municípios do território alagoano foram escolhidos para o projeto-piloto, pois possuem alta cobertura de Estratégia Saúde da Família (ESF), mas apenas 24% dos estabelecimentos são informatizados.

A portaria nº 3.327  publicada , nesta quarta-feira (18/12) traz os valores que serão repassados por cidade, que variam de acordo com a classificação geográfica rural-urbana estabelecida pelo IBGE e tipo de equipe. O incentivo financeiro do Ministério da Saúde para as Unidades de Saúde da Família será pago de duas formas de custeio: implantação e manutenção. Essa primeira portaria é a de implantação. Para a apoiar o início do processo, será disponibilizado, em parcela única, os valores de R$ 8,5 mil ou R$ 11,5 mil por estabelecimento de saúde não informatizado.

Quando a equipe de Saúde da Família (ESF) ou equipe de Atenção Primária (EAP) conseguir se informatizar, poderá fazer a adesão solicitando o custeio mensal para manutenção de R$ 850 a R$ 2,3 mil, de acordo com a tipologia do município, com o objetivo de dar continuidade ao envio dos dados por sistema de prontuário eletrônico e produzir informações qualificadas.

Em março de 2020, inicia a validação do modelo da rede de dados, a partir do monitoramento e avaliação dos processos realizados nos municípios alagoanos. Em seguida, ocorrerá a expansão para outros estados. Além do apoio financeiro, a pasta irá realizar treinamento para uso do programa e suporte para sanar dúvidas do dia a dia.  Os gestores locais serão os responsáveis por gerenciar os recursos que serão investidos como, por exemplo, em infraestrutura e contratação de pessoal especializado em TI.

SAIBA MAIS SOBRE O CONECTE SUS

O Conecte SUS é parte da estratégia da Saúde Digital definida pelo Governo do Brasil que faz o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis da saúde, para quem precisa no momento que precisa. Quando finalizada a implementação, o cidadão terá acesso às suas informações por meio do celular, computador ou tablete, utilizando apenas o CPF, além da decisão sobre compartilhamento de seus dados em saúde.

O futuro da gestão na área da saúde passa pela capacidade de integrar e guardar dados para busca de melhorias para a população. O Conecte SUS vai possibilitar ao cidadão saber a sua trajetória no SUS, quais vacinas ele tomou, os atendimentos realizados, exames, internações, medicamentos usados, além dos estabelecimentos de saúde mais próximos. O resultado será uma melhor, e mais organizada, oferta dos serviços de saúde pública.

Da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 2351 / 3713

Fim do conteúdo da página