Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias AISA
  6. >
  7. Ministérios da Saúde de Brasil e Paraguai realizam intercâmbio de Assessorias Internacionais
Início do conteúdo da página

Ministérios da Saúde de Brasil e Paraguai realizam intercâmbio de Assessorias Internacionais

Escrito por Tatiana Teles | Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 11h06 | Última atualização em Quinta, 15 de Março de 2018, 16h00

Além da troca de experiências, atividade de cooperação busca estreitar as relações bilaterais entre os dois países.

Box Title

Crédito: AISA

Paraguaias visitam Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga, em Brasília (DF)

O Ministério da Saúde do Brasil recebeu, entre os dias 5 e 9 de março, delegação do Paraguai para atividade de intercâmbio na Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (AISA), com vistas à troca de experiências sobre a cooperação internacional em saúde e à discussão de temas de interesse comum para a elaboração de projetos de cooperação bilateral.

A delegação foi composta por representantes da Dirección General de Relaciones Internacionales do Ministerio de Salud Publica y Bienestar Social do Paraguai. Durante a semana, conheceram as principais políticas do Ministério da Saúde, como as ações de prevenção ao HIV/aids e as iniciativas brasileiras de melhoria da alimentação e nutrição e de combate à obesidade.

A missão também visitou o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional Taguatinga. Guiadas pela nutricionista e responsável técnica pelo Banco, Clea Cecílio, e pela coordenadora da Rede de BLH do Distrito Federal, Miriam Santos, as profissionais aprenderam todas as etapas desde a coleta, o recebimento, o armazenamento, a pasteurização até a utilização do leite doado pelas crianças da neonatologia do HRT.

“O Brasil é um protagonista reconhecido internacionalmente na doação, exportação de tecnologia e processamento do leite materno. E o Banco do HRT, o primeiro do Distrito Federal, é referência para o país e para o mundo”, afirmou Miriam Santos. A Rede de Bancos de Leite Humano (BLH) do Brasil, conta atualmente com 217 unidades espalhadas por todo o país, sendo 12 no Distrito Federal.

“A experiência foi muito gratificante. O intercâmbio nos acrescentou profissionalmente e institucionalmente para levarmos ao nosso país forma como o Brasil atua nas suas relações internacionais. Apesar de termos um volume de trabalho muito menor, possuimos muitas semelhanças”, disse a paraguaia Gabriela Ferreria.

Para Letícia Sanchez, “é muito gratificante poder conhecer de perto diversos aspectos de saúde pública brasileira. E ficamos muito satisfeitas de ver que o BLH do Paraguai segue as mesmas recomendações e critérios estabelecidos pelo Brasil”.

A delegação também visitou a Divisão de Bolívia e Paraguai, a Divisão de Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

COOPERAÇÃO

Atualmente, o Ministério da Saúde possui mais de 90 projetos e atividades de cooperação em saúde em execução em todos os continentes, com destaque para as parcerias com países da África lusófona, da América Latina e do Caribe. A principal atuação em cooperação tem sido em áreas como Banco de Leite Humano, formação de recursos humanos, atenção básica, HIV/Aids, hepatites virais, vigilância epidemiológica, nutrição e gestão em saúde.

Por Anna Lima, do Nucom AISA
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página