Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

Brasil e Austrália trocam experiências em saúde digital

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 14h43 | Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 14h45

Missão brasileira conhece a expertise australiana na aplicação de tecnologias de sistemas de informação para melhorar a gestão na saúde

Box Title
Foto: Divulgação/AISA

AUSTRALIA

Delegação brasileira explora conhecimento australiano em saúde digital

Entre os dias  31 de julho e 3 de agosto, delegação brasileria realizou missão técnica à Austrália com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação na área de saúde digital. Na ocasião, a equipe reuniu-se com gestores e representantes de governo e da academia para discutir possíveis colaborações conjuntas.

Nos últimos anos, a Austrália tem promovido a aplicação de tecnologias de sistemas de informação para otimizar a gestão na saúde no âmbito de sua Estratégia Nacional de Saúde Digital, aprovada em 2008. A principal plataforma de sistema de informação em saúde, o My Health Record, está, atualmente, em processo de expansão e aprimoramento nos serviços de saúde. A base de dados pretende permitir o registro e acesso a informações relevantes de saúde, de forma segura, por usuários, provedores de serviços e profissionais de saúde.

A delegação brasileira realizou visita à Agência Australiana de Saúde Digital, instituição pública considerada referência mundial em gestão e implementação de políticas de saúde digital. A equipe trocou impressões com representantes da agência australiana sobre o panorama da saúde digital no sistema de saúde australiano e no Sistema Único de Saúde brasileiro. Também dialogaram sobre futuras colaborações no âmbito da Parceira Global em Saúde Digital, fórum multilateral do qual o Brasil fará parte a convite do governo australiano, que atua como secretariado da Parceria.

Em visita ao Departamento de Saúde da Austrália, a missão aprofundou as discussões sobre saúde digital referente à elaboração de diretrizes e marcos legais que amparam a Estratégia Nacional de Saúde Digital da Austrália. Também houve diálogo sobre a implementação das ações de responsabilidade prioritária dos governos dos estados e regiões australianas.

Oa brasileiros visitaram ainda o Westmead Hospital do estado de New South Wales para inteirar-se da aplicação de soluções de e-health. Em reunião com gestores do hospital, a delegação conheceu o programa de Colaboração Nacional de Saúde Digital da Criança (National Children’s Digital Health Collaborative).

No campo da pesquisa em saúde digital foram visitadas a Universidade de New South Wales, a Universidade de Sydney, a Organização de Pesquisa Científica e Industrial do Commonwealth (CSIRO, sigla em inglês) e a Universidade Nacional da Austrália. A equipe também explorou as principais iniciativas de pesquisa básica e aplicada em desenvolvimento na área de saúde digital.

COOPERAÇÃO BILATERAL

Além da agenda dedicada à saúde digital, a delegação brasileira também discutiu com representantes da área internacional do Departamento de Saúde da Austrália oportunidades de cooperação bilateral em outras áreas como gestão de emergências no contexto de seca e enchente, saúde mental, saúde da pessoa idosa e controle vetorial para combate a doenças transmissíveis. O Ministério da Saúde acordará com a contraparte australiana o desenvolvimento de agenda de atividades de cooperação técnica em áreas de mútuo interesse.

Por Anna Lima, do Nucom AISA
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página