Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SAS
  6. >
  7. Nova diretoria da Federassantas se reúne com secretário nacional de Atenção à Saúde
Início do conteúdo da página

Nova diretoria da Federassantas se reúne com secretário nacional de Atenção à Saúde

Escrito por Leonardo | Criado: Quinta, 27 de Março de 2014, 12h05 | Publicado: Quinta, 27 de Março de 2014, 12h05 | Última atualização em Quinta, 27 de Março de 2014, 12h05

A nova diretoria da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – Federassantas, eleita no dia 10 de março de 2014, realizou sua primeira reunião oficial, na sexta-feira, dia 21 de março, com o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.

O secretário, em agenda em Belo Horizonte, cumprimentou a nova diretoria que irá representar as entidades de saúde filantrópicas mineiras até 2017 e fez um balanço das ações do Ministério da Saúde, considerando a série de iniciativas tomadas pelo Governo Federal em 2013. Dentre as ações, o Programa de Fortalecimento das Santas Casas – PROSUS – onde em um prazo máximo de 15 anos, os débitos das instituições que aderirem ao programa serão quitados; o novo Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC) ao elevar o percentual mínimo de 26% para 50% do valor do incentivo pago aos estabelecimentos filantrópicos e estender a possibilidade de contratos as novas instituições, além de atualizar os contratos antigos.

Segundo Helvécio Magalhães, o Ministério da Saúde conta com o apoio da Federassantas para ajudar na regionalização das informações sobre a Nova Política de Atenção Hospitalar, principalmente nas questões associadas à segurança do paciente. “Vamos criar uma agenda em parceria para discutir a Nova Política junto dos estados e municípios e assim disseminar as informações, fazendo inclusive com que os pequenos Hospitais tenham acesso as mesmas” disse.

A chapa eleita tem como presidente o administrador hospitalar Francisco Figueiredo, diretor Administrativo do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus de Juiz de Fora. Ele destacou a relevância deste primeiro encontro com o secretário. “Esta aproximação é estratégica, pois queremos estar engajados com a política nacional, considerando a importância dos assuntos que precisam ser tratados junto ao Ministério da Saúde e a relevância que os Hospitais Filantrópicos têm para todos os usuários de saúde”, diz.
Para a vice-presidente da Federassantas, Dra. Kátia Rocha a reunião com o secretário representa o reconhecimento pelo Ministério da Saúde da representatividade exercida pela Federação e demonstra o que ainda pode ser feito em decorrência da sintonia entre o Ministério e o setor filantrópico de saúde.

 

Fim do conteúdo da página