Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Into integra sociedade internacional que congrega os melhores centros de ortopedia do mundo

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quinta, 03 de Abril de 2014, 11h10 | Última atualização em Quinta, 03 de Abril de 2014, 11h25

 

Brasil é o terceiro país da América Latina a fazer parte do seleto grupo

 

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) é o mais novo membro da International Society of Orthopaedic Centers, sociedade internacional que congrega os melhores hospitais de ortopedia do mundo. A entidade congrega 17 centros de ortopedia de diversos países, como Estados Unidos, Alemanha e Canadá. O Brasil agora é o terceiro representante da América Latina. Também integram o seleto grupo a Clínica Alemana, no Chile; e o Instituto Nacional de Rehabilitación, no México.

 

Sediada no Hospital of Special Surgery, em Nova Iorque, a International Society of Orthopaedic Centers (ISOC) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo facilitar o intercâmbio de ideias e das boas práticas entre instituições ortopédicas internacionais de excelência e colaborar com programas de cuidado ao paciente, educação e pesquisa, visando a melhoria do cuidado ortopédico em escala global.

  “Estar entre os melhores centros ortopédicos do mundo é motivo de muito orgulho para o Into e para o Ministério da Saúde, pois sinaliza o reconhecimento do trabalho dos nossos profissionais, comprometidos e engajados com a melhoria do cuidado ortopédico, valorizando sempre a qualidade e a segurança, além do estímulo ao ensino e à pesquisa, o que levou a instituição a este patamar de excelência”, declarou João Matheus Guimarães, diretor do Instituto.

 

A relação do Into com o Hospital for Special Surgery (HSS) começou em 2012, quando membros da direção foram a Nova Iorque conhecer a instituição americana e buscar informações gerenciais para a melhoria dos processos do Centro Cirúrgico. No mesmo ano, o Into recebeu representantes do HSS que vieram ao Brasil para uma visita e constataram o alto padrão de atendimento oferecido aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em maio de 2013, o Into se candidatou oficialmente e foi aceito agora como membro, após processo de avaliação criterioso.

 Com a adesão, o Into terá mais compromissos a cumprir. “Teremos muitas responsabilidades que vão colocar a instituição numa posição de destaque ainda maior dentro do cenário nacional e internacional da saúde”, aponta João Matheus. O termo exige comprometimento de manter a qualidade e a segurança, aumentar a produtividade, formar e capacitar profissionais de saúde da área, incentivar a pesquisa em nível global, aumentar a publicação de artigos científicos e fomentar o intercâmbio com outros membros da sociedade.

 

Atendimento de qualidade e humanizado

 

Criado pelo Ministério da Saúde em 1994, o Instituto atende exclusivamente pacientes do SUS e se destaca pelo desenvolvimento de programas de ensino e pesquisa e por oferecer um tratamento diferenciado, de qualidade e humanizado.

 O hospital tem três certificações concedidas pela Joint Commission Internacional e pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação. Ganhou quatro prêmios “Qualidade Rio”, além dos troféus “Rio Voluntário”, “Inovamos” e de “Cirurgia Segura”. Integra a Rede Sentinela de Hospitais pela sua experiência em gerenciamento de risco e pela implementação da cultura de segurança do paciente. Também faz parte da ONG Hospitais Verdes e Saudáveis, por suas práticas e iniciativas sustentáveis.

 O serviço de atendimento domiciliar é referência desde 2005 e realizado por equipe multidisciplinar com o objetivo de complementar o tratamento ortopédico, oferecendo assistência especializada em casa. Para o atendimento cirúrgico a pacientes fora do Rio de Janeiro, há projetos que se destacam como o Suporte e o Tratamento Fora de Domicílio.

 O Instituto mantém há 12 anos um Banco de Tecidos responsável pela captação, armazenamento e distribuição de ossos, tendões e meniscos, além de córneas, para utilização em diversas cirurgias de transplantes realizadas em todo o país. Para incentivar a pesquisa sobre doenças do aparelho locomotor, criou o Laboratório de Pesquisa Neuromuscular que impulsiona os estudos em fisiologia do exercício e medicina esportiva, e o Centro de Terapia Celular, especializado em terapia celular e medicina regenerativa.

 A mudança de sede permitiu um aumento significativo da estrutura física do instituto, que ocupa desde outubro de 2011 uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados na zona portuária do Rio de Janeiro. São 21 salas cirúrgicas (três para o Hospital-Dia), 38 consultórios e 255 leitos de internação (sendo 48 de terapia intensiva e de pós-operatório). Em 2013, o hospital realizou 11.497 procedimentos cirúrgicos que beneficiaram 9.659 pacientes, além de 208.217 consultas. 

 

Fim do conteúdo da página