Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SAS
  6. >
  7. Projeto Lean nas Emergências abre inscrições para o segundo ciclo
Início do conteúdo da página

Projeto Lean nas Emergências abre inscrições para o segundo ciclo

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 19h02 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 19h14

Iniciativa passa a contar também com uma plataforma digital. A proposta é que participem da comunidade virtual cerca de 200 hospitais públicos e filantrópicos

O Projeto Lean nas Emergências, que tem como principal objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), está com as inscrições abertas para o próximo ciclo. Os hospitais interessados devem encaminhar o pedido por e-mail (proadi@hsl.org.br) até quarta-feira (19).

No assunto do e-mail é necessário escrever “Quero participar do Lean nas Emergências”. A mensagem deve ser enviada com as seguintes informações: nome da instituição; endereço; nome e cargo completo do responsável e telefones de contato (fixo e celulares). Os pedidos serão avaliados pelo Ministério da Saúde e o resultado sairá até o dia 28 de setembro.

A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio Libanês e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. Atualmente, 16 hospitais passaram pelo processo de intervenção.

“O compromisso do Ministério da Saúde está em propor soluções que impactem diretamente na melhoria do acesso e qualidade dos serviços de saúde para os cidadãos brasileiros. Estou muito orgulhoso dos resultados demonstrados por esses hospitais”, comemorou o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.

Até 2020, cerca de 100 hospitais sofrerão o processo de intervenção pela equipe do Hospital Sírio Libanês e outras 100 poderão participar da Comunidade Lean nas Emergências.

PLATAFORMA DIGITAL

A iniciativa ganhou uma plataforma digital chamada de Comunidade Lean nas Emergências. A intenção é promover oportunidades de aprendizado, aprimorar as práticas de gestão e contribuir com a qualidade da saúde da população, entre os hospitais envolvidos no projeto.

Agora, com a nova plataforma digital, acessível pelo www.leannasemergencias.com.br, o usuário terá acesso a informações sobre o Projeto, como contribui para a saúde pública do país, quantos ciclos o compõem, quais os critérios para participação dos hospitais, o que é a metodologia Lean, entre outras informações.

A plataforma digital possui duas interfaces, uma aberta ao público em geral e outra para acesso restrito das instituições participantes, voltada para o compartilhamento de experiências e boas práticas entre os hospitais do SUS. As instituições membros da Comunidade também serão capacitadas para executar projetos de baixa complexidade, participar de fóruns de discussão e disseminar e impulsionar a cultura Lean nas organizações públicas de saúde.

Por Bruna Bonelli, Comunicação SAS
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 2745 / 2351

Fim do conteúdo da página