Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde abre seleção para financiamento de pesquisas clínicas em andamento no Brasil

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2017, 12h34 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2017, 12h34

Com inscrições abertas até 10 de novembro, Chamamento Público faz parte de plano de ação para fortalecer a pesquisa clínica no País

Identificar propostas de ensaios clínicos e pré-clínicos que apresentem potencial de desenvolvimento de tecnologias estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e que contribuam para o desenvolvimento do complexo industrial da área. Esse é o objetivo do chamamento público aberto pelo Ministério da Saúde (MS), em parceira com Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os estudos considerados aptos serão chamados para um seminário com a presença de órgãos governamentais e áreas do setor privado que investem em inovação e pesquisa clínica.

O Chamamento Público integra o “Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil” e representa um esforço do Ministério da Saúde para que estudos de interesse ao SUS não sejam interrompidos. Segundo a Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, esta proposta “é um incentivo importante para o desenvolvimento tecnológico em saúde do país. Temos diversas pesquisas em andamento que necessitam de apoio para serem concluídas. É um investimento que evita desperdício de gasto público, pois subsidiaremos justamente aquelas com maior probabilidade de bom retorno”.

PLANO DE AÇÃO DE PESQUISA CLÍNICA  - Em junho de 2017 o Plano foi validado, na presença do Ministro Ricardo Barros e dos parceiros envolvidos na sua construção. O Plano de Ação em Pesquisa Clínica foi elaborado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE/MS) e configura uma iniciativa inédita de incentivo ao desenvolvimento da pesquisa clínica, no intuito de tornar o Brasil mais competitivo no cenário internacional. Este Plano possui atividades a serem desenvolvidas em curto, médio e longo prazo, para fazer frente às barreiras que tornam o país pouco atrativo à investimentos na área.

Com inscrições abertas até 10 de novembro, o Chamamento Público de ensaios clínicos e pré-clinicos dá continuidade às ações previstas no plano, dentro do eixo de Fomento Científico e Tecnológico. Para envio de inscrições, acesse a página do CNPq.

Por Nucom SCTIE
Atendimento à imprensa
(61) 3315- 3580/2351/2745

Fim do conteúdo da página