Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

banner vacina2019 v2

Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde fecha acordo internacional para melhoria na qualidade da Assistência Farmacêutica no Brasil

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Segunda, 05 de Março de 2018, 17h41 | Última atualização em Segunda, 05 de Março de 2018, 17h48

Reunião entre os representantes da Saúde e Fundo de População das Nações Unidas inicia a parceria para garantir maior acesso ao SUS

Box Title

Crédito: Nucom DAF/MS

DAF SCTIE

O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Dr. Renato Alves Teixeira Lima, recebeu nesta quinta (01) o representante do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA, Yves Sassenrath e a assessora da saúde sexual e reprodutiva do UNFPA, Nair de Souza, para tratar do acordo de cooperação técnica internacional entre o Ministério da Saúde e o Fundo de População das Nações Unidas.

A área técnica do DAF foi representada pelos coordenadores Heber Dobis Bernarde – Monitoramento; Antonio Raimundo Leal Barbosa – Assistência Farmacêutica Básica; Emmanuel de Oliveira Carneiro – Componente Especializado; Lorena Brito Evangelista – Componente Estratégico e Cleonice Lisbete Silva Gama – Programa Farmácia Popular, Dra. Marília Cunha – do Núcleo de Projetos de Qualificação da Assistência Farmacêutica e o jornalista Delmo Matos Menezes – Chefe da Assessoria do gabinete do DAF.

“Este acordo de cooperação internacional vai proporcionar melhorias na qualidade da Assistência Farmacêutica do SUS, através da troca de experiências exitosas internacionais”, assegura Dr. Renato Teixeira.
DAF

Em pauta, melhorias na Política de Assistência Farmacêutica do Brasil, através da parceria entre o MS e o UNFPA. O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) é hoje um dos pilares da política de saúde no Brasil. Funciona como parcela fundamental na garantia ao acesso integral, equânime e universal aos medicamentos no Sistema Único de Saúde – SUS. O acesso aos medicamentos essenciais é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos cinco indicadores relacionados a avanços na garantia do direito à saúde (OMS, 2011).

UNFPA

Criado em 1969, o UNFPA é desde 1994, agência líder da ONU para acompanhar e implementar o Programa de Ação aprovado na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo naquele ano.

Acordo de cooperação

A parceria entre o MS e o UNFPA é parte dos investimentos do país para alavancar o desenvolvimento socioeconômico e equitativo local e nacional e para o alcance dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa busca pela excelência no desempenho para uma assistência farmacêutica integral implica num processo de identificação de boas práticas e experiências exitosas na atualidade, que virá subsidiar o desenvolvimento de novas diretrizes, a serem adotadas como referencial para as Farmácias do SUS. 

Por Raimundo Feitosa e Patrícia Brito, do Nucom SCTIE/DAF
Atendimento à imprensa  
(61) 3315-3580 / 3174/2898

Fim do conteúdo da página