Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. DSEI Potiguara participa de abertura de fórum sobre cultura e história indígenas
Início do conteúdo da página
debate

DSEI Potiguara participa de abertura de fórum sobre cultura e história indígenas

Escrito por Leonardo | Criado: Terça, 11 de Março de 2014, 17h14 | Publicado: Terça, 11 de Março de 2014, 17h14 | Última atualização em Terça, 11 de Março de 2014, 17h31

Representantes indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara participaram, na manhã desta terça-feira (11), em João Pessoa (PB), da abertura do Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas. O evento integra o projeto Séculos Indígenas no Brasil e segue até sexta-feira (14), na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, buscando estimular a reflexão e o debate acerca das relações entre a educação formal e não formal com os processos de constituição/afirmação da identidade indígena diante da sociodiversidade do país. O evento foi aberto com a bênção do pajé Álvaro Tukano, da região do Amazonas, seguido de um ritual indígena comandado pelo cacique Ednaldo, da etnia Tabajara. Outras manifestações culturais serão apresentadas durante o fórum, como o ritual Toré, além da participação de lideranças indígenas nas mesas de debates.  A abertura contou com a presença do coordenador distrital do DSEI Potiguara, Adriano Simões Andrade; do cacique Sandro Potiguara, cuja mesa foi composta pela reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margarete Diniz; do representante do Ministério da Cultura, José Gilson; da representante do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, Wilma Mendonça; e do secretário municipal de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Souza Júnior.

A programação do evento conta com palestras, mesas redondas e laboratórios de práticas educativas abordando temas e pautas atuais acerca dos povos indígenas brasileiros, sendo o público alvo professores e estudantes de escolas públicas e particulares, e o público em geral.

Este evento em João Pessoa é o 5º módulo do Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas. Os três primeiros foram realizados em Brasília (DF); o primeiro em outubro de 2009, na sede da Funai; o segundo módulo foi em junho de 2010, na sede da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE); o  terceiro no Memorial dos Povos Indígenas; e o quarto foi realizado na Caixa Cultural do Rio de Janeiro (RJ). Exposição
A 5ª edição do projeto Séculos Indígenas no Brasil conta, ainda, com a Exposição Séculos Indígenas no Brasil, que será realizada no mesmo local do Fórum, na Estação das Artes, entre os dias 21 de março a 27 de abril de 2014, com visitação de terça a sexta, das 9h às 21h, e sábado e domingo, das 10h às 21h. De acordo com a proposta do projeto Séculos Indígenas no Brasil, esta edição ganha destaque importante em vista do contexto que o acolhe. Paraíba está entre as primeiras federações do Brasil com maior incidência de população autodeclarada indígena, sendo os munícipios de Baía da Traição e Marcação com mais de 70% de pessoas autodeclaradas indígenas da etnia Potiguara (segundo e quarto municípios, respectivamente, no ranking nacional).

Por Joao Bosco de Araújo

Fim do conteúdo da página