Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Dia D

Início do conteúdo da página
mudanças

Secretário discute com lideranças indígenas melhorias para o DSEI Cuiabá

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quinta, 27 de Março de 2014, 12h10 | Última atualização em Sexta, 28 de Março de 2014, 11h44

O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, esteve reunido na tarde dessa quarta-feira (26) com 20 lideranças indígenas, representantes das 10 etnias assistidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá. Entre as principais pautas debatidas na reunião, o secretário explicou as mudanças ocorridas na coordenação do DSEI e ressaltou a necessidade de avançar na organização e estruturação dos serviços assistenciais e de saneamento básico nas 105 aldeias atendidas pelo distrito. O encontro aconteceu no auditório da Unidade II do Ministério da Saúde, em Brasília (DF).

Durante o encontro, o secretário Antônio Alves apresentou às lideranças indígenas a nova coordenadora do DSEI Cuiabá, Nubia Derossi. Ele lembrou que a mudança na coordenação do distrito não foi uma mera escolha política, mas técnica, e reforçou os desafios da nova coordenadora na pasta. “A troca se deu porque queremos uma gestão eficiente. Se as coisas lá estivessem funcionando a contento vocês não estariam aqui agora nos reivindicando ações que já deveriam ter sido implementadas pelo DSEI”, pontuou.

Como orientação, a nova coordenadora já chega a Cuiabá (MT) com o desafio de implementar uma gestão participativa e de organizar os processos de trabalho dentro do DSEI. “Ela precisa ouvir o Controle Social e levantar com ele aquelas ações previstas no Plano Distrital que precisam ser rapidamente priorizadas. Também concordo que precisamos urgentemente melhorar as condições de funcionamento da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Cuiabá. Já existe um projeto e precisamos dar mais celeridade para o início desta reforma”, disse.

Servidora pública de carreira, Núbia trabalha há mais de 20 anos no Ministério de Saúde e há pouco mais de três meses vinha atuando junto à equipe da coordenação de logística da Sesai/DF. “Estou muito feliz com o convite e sei que é um grande o desafio. De imediato já assumo aqui o compromisso de estar sempre aberta ao diálogo com lideranças e representantes do Controle Social”, disse a nova coordenadora, que está em Brasília participando da Oficina de Orçamento e Planejamento da Sesai 2014.

Por Felipe Nabuco

Fim do conteúdo da página