Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página
próximos dois anos

Conselheiros elegem novo coordenador do Fórum de Presidentes dos Condisi

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 28 de Março de 2014, 11h40 | Última atualização em Sexta, 28 de Março de 2014, 11h48

O Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (FPCondisi) elegeu, nessa quinta-feira (27), em Brasília (DF), os novos coordenadores para os próximos dois anos. A chapa liderada por Gabriel de Abreu Domingos (Distrito Sanitário Especial Indígena Ceará) recebeu 14 votos e foi eleita.

Gabriel será o coordenador e, junto com ele, foram eleitos Cleyton Oliveira Matins (DSEI Tocantins) como 1º coordenador adjunto e Willian César Lopes (DSEI Altamira) como 2º coordenador adjunto. Duas chapas concorreram. A chapa formada por Fernando da Silva Souza (DSEI Mato Grosso do Sul), Sebastião Machinery (DSEI Alto Rio Purus) e Takwyry Kayapó (DSEI Kayapó do Pará) teve 11 votos.

Gabriel, indígena da etnia Tapeba, assume a coordenação no lugar de Jorge Marubo (DSEI Vale do Javari). Gabriel disse que o fórum precisa “fazer valer os direitos dos indígenas” através de lutas e parcerias em prol de uma saúde de qualidade. Para ele, a atuação do fórum é fundamental para fortalecer a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). “Nós vamos dar uma cara nova ao fórum e brigar por uma saúde diferenciada com a cara dos povos indígenas, como queríamos com a criação da Sesai”, afirmou.

Cleyton Oliveira lembrou que o papel do fórum nem sempre é de criticar, que em muitas ocasiões é preciso apoiar diversas ações que tem por objetivo a melhoria na assistência de saúde oferecida nas aldeias. Willian Lopes disse que é preciso tornar o fórum uma instância de coordenação política e ampliar sua abrangência. “Se precisar brigar vamos brigar, para além dos muros da Sesai, em outras instâncias e em questões muito importante que vão além da saúde”, concluiu.

A Assessora Especial do Controle Social da Sesai, Bianca Moura, registrou que a eleição marcou a primeira vez na história do fórum que instituições indígenas foram convidadas a participar do processo, inclusive supervisionando as eleições. Sandro Tuxá, representante da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), foi o presidente da comissão eleitoral. Ele elogiou a lisura do processo e a organização do evento.

O processo eleitoral do fórum foi realizado respeitando as regras eleitorais vigentes no país, como em qualquer outro processo eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) auxiliou o processo fornecendo a urna eleitoral para a votação. A eleição marca o encerramento da 11ª Reunião Ordinária do fórum e a primeira em 2014. Ainda ontem, os presidentes dos 34 Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) participaram de um evento para discutir o planejamento orçamentário dos 34 DSEIs que fazem parte do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).

Por Francisco Assul

Fim do conteúdo da página