Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página
MPVI

DSEI Potiguara participa da campanha de vacinação dos povos indígenas 2014

Escrito por Leonardo | | Publicado: Segunda, 14 de Abril de 2014, 15h05 | Última atualização em Segunda, 14 de Abril de 2014, 15h11

No Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, a abertura do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) 2014 será nesta terça-feira (15), na aldeia Ybykuara, cuja campanha de multivacinação ocorrerá entre 19 de abril e 19 de maio. As aldeias do distrito localizam-se nos três Polos Base: Rio Tinto, Baia da Traição e Marcação, municípios da Paraíba. No evento de abertura, um grupo indígena fará uma apresentação de ritual Toré. A aldeia fica no município de Marcação.

De acordo com a responsável técnica pelo Programa de Imunização do DSEI Potiguara, a enfermeira Isna Silveira, o evento começa às 9h30 e contará com a presença do coordenador substituto do DSEI, Antonio Isídio da Silva; da chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), Eliane D'Aangelis Andrade; das equipes de saúde das áreas; das lideranças indígenas, cacique geral e comunidade; além de convidados da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, suas áreas de imunização e apoiadores, como também das secretarias municipais de saúde de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição.

As ações do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas são coordenadas pela Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, e as vacinas são oferecidas para toda a população indígena aldeada dos 34 distritos em todo o país, com foco nos grupos mais vulneráveis: crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e idosos.

A mobilização é promovida pelo Brasil e países da América Latina e do Caribe para fortalecer o Programa Ampliado de Imunização na Região, sob a coordenação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com o objetivo de alcançar a população que mora em aldeias, em áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal.

Dia do Índio
Na aldeia São Francisco, no Polo Base de Baia da Traição, o Dia do Índio (19 de abril) será comemorado com uma programação especial, a partir das 9h, se estendendo até o final da tarde. Além de apresentações de rituais, danças, palestras, almoço e mostra cultural, o local conhecido como Okakaraíba - Terreiro Sagrado - terá exposição e feira de artesanato indígena com comidas típicas, mostra de livros e material informativo do povo indígena da região. 

Por João Bosco de Araújo

Fim do conteúdo da página