Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

Expedicionários da Saúde realizam ação em aldeias do DSEI Xavante

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quinta, 14 de Agosto de 2014, 14h54 | Última atualização em Quinta, 14 de Agosto de 2014, 14h54

De 1º a 8 de agosto, o grupo Expedicionários da Saúde realizou uma ação na aldeia São Pedro, pertencente ao Polo Base de Campinápolis, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante. A atividade teve o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Exército e Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI). Foram realizadas 220 cirurgias, sendo 154 cataratas, 24 pterígios e 42 cirurgias gerais.

De 09 a 11 de agosto, a ação aconteceu na aldeia de Maraiwãtsédé. Foram realizadas, no total, 27 cirurgias oftalmológicas, entre cataratas e pterígios.

De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Agnelo Xavante, “essa expedição foi muito  proveitosa e várias pessoas foram operadas. O acesso do indígena ao município ou estado é difícil e a colaboração da comunidade e dos órgãos envolvidos foi importante. Ficamos emocionados porque muitos Xavantes já perderam a visão por conta da demora no atendimento e, dessa vez, muitos foram operados com sucesso”.

Fim do conteúdo da página