Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página
LUTO

Nota de falecimento: Pajé Takuma Kamaiura - Condisi Xingu

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2014, 09h42 | Última atualização em Sexta, 29 de Agosto de 2014, 10h24

Na madrugada da última segunda-feira (25), no Hospital Universitário de Brasília, faleceu o cacique e pajé Takumã Kamayura, vitima de choque séptico, sequela de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ele era reconhecido como o maior pajé do Alto Xingu, onde atuou no campo da medicina tradicional e defendeu a construção de um modelo de atendimento diferenciado para os povos indígenas, onde o conhecimento da medicina tradicional indígena seja somado ao conhecimento da medicina hegemônica, oferecendo a possibilidade do paciente escolher o atendimento pelo pajé, médico ou por ambos. 

O cacique tem um grande histórico de articulaçoes políticas internas e externas para criação e gestão do Parque Indígena do Xingu, junto aos irmãos Villas Boas e demais lideranças indígenas do Alto Xingu. O corpo foi sepultado na manha de terça-feira (26), na aldeia Kamayura.

O Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) e a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do Polo Base Leonardo vêem prestar solidariedade aos familiares e ao povo Kamayura pela perda do grande cacique e pajé. Todos nós estamos de luto, mas sabemos que o grande líder se encontra agora com Mawutsini.

Condisi Xingu
Polo Base Leonardo

 

 

Fim do conteúdo da página