Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página
ENCONTRO EM OUTUBRO

Secretário recebe visita de representantes do Cosems-PA

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quinta, 04 de Setembro de 2014, 12h34 | Última atualização em Quinta, 04 de Setembro de 2014, 12h34

A participação da Saúde Indígena no XI Congresso de Gestores Municipais de Saúde do Estado do Pará, que acontece entre os dias 15 e 17 de outubro, foi tema de encontro entre o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e o presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems-PA), Charles Tocantins, nesta quinta-feira (4), em Brasília (DF). O evento traz como novidade, para este ano, a realização inédita de um seminário estadual para tratar da integração da saúde indígena à gestão municipal do SUS.

“Será uma oportunidade não somente de fortalecermos a gestão do SUS e debatermos temas prioritários da área da saúde, mas, principalmente, um momento de integração, de construção de um pacto federativo em torno da saúde indígena, que torne as relações mais operacionais”, disse o presidente do Cosems-PA e secretário de Saúde do município de Tucuruí (PA), Charles Tocantins.

O secretário Antônio Alves destacou a importância do seminário de priorizar um debate específico sobre articulação interfederativa na saúde indígena. “A Sesai é responsável, somente no estado do Pará, pela atenção básica de cerca de 26 mil indígenas, que moram em 265 aldeias. Estas aldeias estão concentradas em 32 municípios, que assim como o estado do Pará, também têm responsabilidades na assistência integral desta população. Portanto, estabelecer articulações que favoreçam o trabalho engrenado entre a União, o estado e os municípios é uma prerrogativa para que a assistência às comunidades indígenas do estado seja integral”.

A Sesai integrará o evento como apoiadora institucional e interlocutora direta do seminário, levando para os debates a participação de conselheiros de saúde indígena, técnicos e coordenadores dos quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) existentes no estado do Pará: DSEI Guamá Tocantins (com sede em Belém), DSEI Altamira, DSEI Rio Tapajós (com sede em Itaituba) e DSEI Kayapó do Pará (com sede em Redenção).

Participaram também do encontro os representantes do Cosems: Fernanda Tanazes e Ângela Pessoa; além da Chefe de Gabinete interina da Sesai, Gleisse Castro.

 

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página