Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página
CRIAÇÃO DO INSI

Secretário da Sesai recebe lideranças do DSEI Interior Sul

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quinta, 04 de Setembro de 2014, 16h50 | Última atualização em Quinta, 04 de Setembro de 2014, 16h50

O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, recebeu, na manhã desta quinta-feira (04), lideranças da etnia Shoklem, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul, de Santa Catarina.
 
Os indígenas queriam tirar dúvidas sobre a criação do Instituto Nacional de Saúde Indígena (INSI), proposta apresentada pelo governo na semana passada, principalmente em relação aos trabalhadores que já atuam nas aldeias. O secretário informou que os trabalhadores indígenas serão priorizados e que o INSI vai facilitar a contratação de profissionais específicos. “O próprio instituto vai formar os indígenas para assumir os postos de trabalho”, disse Alves.
 
“Essas informações que o secretário está nos passando vêm de encontro às nossas necessidades. Vamos torcer para que o instituto dê certo”, disse a liderança Brasílio Priprá.
 
INSI
O órgão será vinculado ao Ministério da Saúde e terá a responsabilidade da prestação de serviços de atenção básica em saúde aos povos indígenas que vivem nas aldeias, além de executar ações de saneamento ambiental, edificações de saúde indígena e de fortalecimento do Controle Social da saúde indígena. O plano de trabalho anual do instituto será definido pela Sesai e fará parte de um contrato de gestão assinado anualmente pela Secretaria e o INSI.

Por Graziela Oliveira
Foto: Luís Oliveira/Sesai-MS

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página