Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página
APRENDIZAGEM

DSEI Vilhena encerra capacitação para AIS e AISAN

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2014, 10h38 | Última atualização em Sexta, 26 de Setembro de 2014, 11h28

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena, através do Polo Base de Vilhena, realizou nessa semana a última etapa de capacitações em saúde e saneamento para 64 Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e 39 Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN).

Essas capacitações foram iniciadas em agosto nos quatro Polos Base, sendo a primeira nos Polos de Juína e Aripuanã (MT), de 18 a 23; seguido de Vilhena, de 15 a 18 de setembro; e concluindo em Cacoal, de 22 a 25 de setembro, no Sindicato dos Trabalhadores.

A capacitação dos Agentes Indígenas teve como objetivo qualificar a assistência prestada por esses profissionais, prioritariamente com ações de vigilância em saúde, prevenção e controle das doenças por meio de visitas domiciliares, atividades educativas individuais ou familiares e ações de assistência primária à saúde, sob a supervisão e acompanhamento de profissionais de saúde capacitados para exercerem essa função.

O conteúdo da formação desses agentes constitui domínios de conhecimento, que serão avaliados permanentemente, considerando a diversidade cultural de cada um: Vigilância Nutricional, Hiperdia, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde Bucal, Saúde Mental e atualização das planilhas de rotina. As aulas e palestras serão realizadas pelas médicas, enfermeiras, psicóloga, nutricionista e odontólogos das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI).

 

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página