Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Equipes de saúde bucal do DSEI Potiguara participam de curso de atualização

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2014, 14h13 | Última atualização em Quinta, 25 de Setembro de 2014, 14h08

Dentro da proposta de promover uma educação permanente, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara iniciou, nesta quinta-feia (25), um curso de atualização para os profissionais de odontologia que trabalham nos Polos Base e aldeias do distrito. O curso será realizado em dois dias, no auditório do DSEI, em João Pessoa (PB).

Treze profissionais participam da capacitação, sendo sete Cirurgiões-Dentistas (CD) e seis Auxiliares de Saúde Bucal (ASB). A proposta do treinamento é torná-los ainda mais preparados para uma atenção à população indígena nos diversos ciclos de vida, de forma mais humanizada e integrada com os demais profissionais que trabalham na Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI).

“Além disso, a habilitação permite que a Equipe de Saúde Bucal identifique de forma mais abrangente os principais fatores de risco das patologias bucais, de promover educação, motivação ao autocuidado e tratamento adequado nos diversos ciclos de vida, pautando esforços não somente na cura da doença, mas principalmente em pessoas saudáveis, para uma melhor qualidade de vida para a população assistida”, destaca a Responsável Técnico da Área de Saúde Bucal do DSEI Potiguara, Mayara dos Santos Camêlo Moreira.

Foram convidadas a ministrar o curso, a professora de Saúde Coletiva e Estágios Supervisionados da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestra em Odontologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Claudia Helena Soares de Morais Freitas; e a professora de Saúde Coletiva e Estágios Supervisionados da UFPB, mestra em Odontologia Preventiva e Infantil pela UFPB e doutora em Saúde Coletiva pela UFRN, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa. 

Outros cursos
Em agosto, ocorreu a primeira capacitação em 2014 na área de saúde bucal do DSEI Potiguara, oportunidade em que participaram sete cirurgiões-dentistas que trabalham nos Polos Base e aldeias indígenas da região. O curso “Cirurgia oral menor – complicações" foi ministrado pelo Dr. Olavo Hosten.

“E outro curso está programado para novembro”, adianta Mayara dos Santos, informando que a oficina "Linhas do Cuidado" será direcionada a mais de 30 profissionais de nível superior que atuam nas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, com a proposta de estudar sobre o atual modelo de atenção à saúde indígena, suas ações integradas de saúde bucal, com ênfase nas Linhas do Cuidado Integral nas diversas áreas programáticas.

Por João Bosco de Araújo

 

 

 

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página