Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

banner vacina2019 v2

Início do conteúdo da página

DSEI Araguaia finaliza capacitação em Tuberculose

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quinta, 02 de Outubro de 2014, 11h33 | Última atualização em Quarta, 08 de Outubro de 2014, 10h23

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Araguaia finalizou, nessa quinta-feira (25), um manejo clínico em Tuberculose. A ação foi realizada em São Félix do Araguaia (MT) com 54 profissionais do distrito.

O objetivo foi capacitá-los de acordo com as recentes recomendações do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), intensificar a detecção precoce dos casos de tuberculose, formar profissionais multiplicadores para as ações do PCT no DSEI Araguaia, intensificar o tratamento, elaborar em conjunto o plano de monitoramento a ser executado trimestralmente pelo distrito, entre outros.

Foram abordados os temas: diagnósticos, tratamento, sinais e sintomas, tratamento, supervisionado, fichas de notificações, tratamento e mapa de acompanhamento, transporte, trabalho em equipe e situação epidemiológica no DSEI Araguaia. “Realizamos também roda de conversa, educação continuada em serviço e estamos pactuando outras ações com estados e municípios que têm aldeias”, explicou a enfermeira do DSEI Araguaia e uma das palestrantes, Miriam Messias.

Ainda de acordo com Miriam, nesse ano de 2014 até agora, cinco pacientes foram notificados. A ação contou com o apoio da Secretaria Estadual do Estado de Goiás, Superintendência de Vigilância em Saúde e Gerência de Vigilância epidemiológica de Doenças Transmissíveis, além da equipe técnica do DSEI Araguaia. Uma segunda etapa dessa capacitação está prevista para 21 a 23 de outubro, também em São Félix do Araguaia.

Por Graziela Oliveira

 

 

Fim do conteúdo da página