Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página
ARTICULAÇÃO

Sesai e Cosems (AM) discutem parceria para realização de congresso

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2014, 17h02 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2014, 17h14

O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Amazonas (Cosems-AM), Januário Neto, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (10) para tratar da realização do III Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas. O evento tem data prevista para ser realizado no mês de abril de 2015 e contará com o apoio técnico e financeiro da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para realização.

De acordo com Januário Neto, o objetivo principal do congresso “é discutir, avaliar e pactuar os desafios e prioridades para consolidação da atenção primária e da regionalização em saúde no Amazonas”. Segundo ele, a expectativa é que o evento subsidie a elaboração de Contratos Organizativos de Ação Pública (COAPs), vistos como um caminho necessário para vencer o desafio de se estabelecer articulações interfederativas.

O secretário Antônio Alves reforçou o desejo da Sesai de sempre participar de eventos onde está em discussão a articulação de parcerias interfederativas. “Nossas participações têm sido cada vez mais expressivas nesses encontros, a exemplo do último congresso realizado em Belém. Participar deste do Amazonas é do nosso interesse, primeiramente por se tratar de um estado onde estão localizados sete dos nossos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Além disso, temos o interesse de discutir a proposta de construção do Hospital do Índio”.

Além do apoio financeiro ao evento, a Sesai também fornecerá suporte técnico, integrando as discussões sobre os temas que comporão as mesas, oficinas, sugerindo palestrantes e debatedores.

Participaram também da reunião a diretora de Atenção da Sesai, Danielle Cavalcante, e o representante do Cosems-AM, Ricardo Freitas.  

Por Felipe Nabuco
Foto: Déborah Proença

 

 

Fim do conteúdo da página