Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Você já ouviu falar nas crianças borboletas?

Início do conteúdo da página
APRENDIZAGEM

Agentes Indígenas de Saúde do DSEI Xavante recebem 1ª Oficina de Capacitação

Escrito por Leonardo | | Publicado: Segunda, 29 de Dezembro de 2014, 13h35 | Última atualização em Segunda, 29 de Dezembro de 2014, 13h35

Neste mês de dezembro, o Polo Base de Sangradouro/MT sediou a primeira etapa da capacitação de 60 Agentes Indígenas de Saúde (AIS), de cinco Polos Base: Água Boa, São Marcos, Paranatinga, Sangradouro e Maraiwãtsédé. Dividida em duas etapas, o próximo encontro está previsto para fevereiro de 2015, quando serão capacitados outros 65 AIS do Polo Base de Campinápolis.

Responsáveis técnicos da Divisão de Atenção à Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (Diasi/DSEI) Xavante, membros da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Barra do Garças e da Escola Estadual São José, da aldeia Sangradouro, participaram da organização da oficina.

Segundo o coordenador do DSEI Xavante, Claudio Rodrigues, “a capacitação dos profissionais de saúde é de suma importância para a prestação de um atendimento de qualidade e eficaz para os usuários das comunidades indígenas. Assim, empenhou-se muito na realização desta primeira capacitação dos AIS”.

Com apresentação de trabalhos e aulas expositivas, a capacitação abordou atividades práticas que os agentes podem – e devem – desempenhar em área para qualificar e humanizar o atendimento. Dentre elas, o reconhecimento da medicina tradicional e ocidental; o uso racional de medicamentos; a prevenção de doenças e do alcoolismo; a definição do papel do AIS e suas atribuições; entre outros.

No encerramento das atividades, a avaliação do evento foi positiva, ratificando a necessidade de educação permanente entre o grupo, que não participava de capacitações desde 2004.

Por Déborah Proença

 

 

Fim do conteúdo da página