Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página
DOENÇAS DA INFÂNCIA

Enfermeiros dos DSEIs Alto Rio Juruá e Alto Rio Purus participam de capacitação

Escrito por Leonardo | | Publicado: Terça, 10 de Março de 2015, 14h02 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2015, 14h16

Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Alto Rio Juruá e Alto Rio Purus realizaram, no fim de fevereiro, uma capacitação sobre Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) para 26 enfermeiros dos dois distritos. A capacitação aconteceu no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) em Rio Branco, no Acre.

Segundo o Responsável Técnico (RT) da Saúde da Mulher e da Criança do DSEI Alto Rio Juruá e um dos organizadores do evento, Jozadaque Silva, o objetivo foi capacitar os enfermeiros que atuam em área em relação à abordagem, avaliação, classificação, tratamento e acompanhamento das doenças prevalentes na infância. “Nós queremos melhorar a qualidade do atendimento prestado nas aldeias de nossa abrangência e, com isso, diminuir os indicadores de morbimortalidade infantil indígena”, explica o RT.

Ainda de acordo com Jozadaque, em média, são atendidas 630 crianças por mês nos dois distritos, principalmente por Infecções Respiratórias Agudas (IRA’s), Doenças Diarreicas Agudas (DDA’s), desnutrição, problemas de garganta e otites. “A Estratégia AIDPI vem como uma ferramenta ímpar para o profissional enfermeiro, que mais permanece em área, para que ele possa combater e prevenir as principais doenças da infância, pois quando não tratadas em tempo hábil levam o paciente a óbito”, disse Jozadaque.

A intenção, agora, é capacitar 100% dos profissionais enfermeiros de área. Para o segundo semestre, está programado um curso para novas turmas, além de visitas para acompanhar o processo de aprendizagem dos enfermeiros de área.

Participaram do evento a Referência Técnica em Saúde da Criança do Ministério da Saúde no Estado do Acre, Silvia Helena; o coordenador do DSEI Alto Rio Juruá, Mário Lúcio Ferreira da Silva Júnior; a coordenadora do DSEI Alto Rio Purus, Jiza Lopes Cezar; a Responsável Técnica em Saúde da Criança de Rio Branco (AC), Iana Sarkis; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, José Adailton Cruz Pereira; a coordenadora regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Evanisia Puyanawa; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) do DSEI Alto Rio Juruá, Francisco das Chagas; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) do DSEI Alto Rio Purus, Sebastião Alves Rodrigues Manxinerí; a Referência Técnica em Saúde da Mulher e da Criança do DSEI Alto Rio Purus, Maria Cleuides Lira Leon; e a coordenadora de Educação Permanente do DSEI Alto Rio Juruá, Deusdete de Oliveira Souza.

Por Graziela Oliveira

 

 

Fim do conteúdo da página