Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página
MARANHÃO

Sesai capacita profissionais para assistência a povos indígenas isolados

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 13 de Março de 2015, 10h19 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2015, 10h19

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) está promovendo, durante esta semana, uma capacitação voltada aos profissionais que atuam na atenção à saúde dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (PIIRC). O treinamento contribui para a qualificação dos profissionais que atuam na implementação das ações de saúde desses povos por meio das Equipes de Referência Central e Equipe de Referência de Campo. O evento está sendo realizado no auditório do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Maranhão e segue até esta sexta-feira (13).

Com a capacitação, a Sesai espera oferecer aos profissionais de saúde o aperfeiçoamento de sua formação voltada às atividades finalísticas operacionais de atenção à saúde dos PIIRC. Além disso, o curso está voltado ao aprimoramento do conhecimento referente às políticas públicas direcionadas aos PIIRC, proporcionando a reflexão sobre as práticas indigenistas e antropológicas e interfaces com a saúde dos PIIRC, bem como a reflexão acerca dos princípios, diretrizes e estratégias de atenção à saúde dos PIIRC.

“Ao final da capacitação, elaboraremos Planos de Ação de Atenção à Saúde para os Awa-Guajá, povo localizado no Maranhão, considerado de Recente Contato, e Planos de Contingência de Saúde, tendo em vista a possibilidade de quebra de isolamento de grupos indígenas isolados e surtos em povos indígenas de recente contato”, explica a técnica do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI), Roberta Aguiar.

Segundo ela, o próximo passo, com a conclusão da capacitação, é enviar uma equipe para algumas terras indígenas onde possui unidade de saúde para a construção dos Planos de Ação e Contingência, com previsão de conclusão até o final da próxima semana.

Participam do treinamento servidores e colaboradores do DSEI Maranhão, além de diversos parceiros que fazem interface com a Sesai e os PIIRC, como representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão (SESMA), da Fundação Nacional do Índio (Funai), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil  (APIB), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), incluindo também o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Maranhão.

A ação contou ainda com contribuições de especialistas na área indígena, como o sertanista José Carlos dos Reis Meirelles e Uirá Garcia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além de médicos com experiência de atuação junto aos PIIRC.

 

 

Fim do conteúdo da página