Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Indígenas de Araquari participam de evento do Rede Cegonha

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 13 de Março de 2015, 10h39 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2012, 10h36

Profissionais de saúde, lideranças indígenas e parteiras tradicionais participaram, nos dias 29 e 30, em Joinville (SC), de uma oficina sobre a implementação do programa Rede Cegonha em Santa Catarina. Segundo a enfermeira Dânica Almeida, profissional do Polo Base de Araquari, o encontro foi importante para criar um vínculo entre a saúde indígena e a rede de referência do estado.

“Conhecemos diretores e profissionais das maternidades da região e já estabelecemos um calendário de articulação da rede”, explica Dânica. O objetivo do diálogo é fazer com que os hospitais e maternidades da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) compreendam as especificidades da saúde indígena. “As indígenas não comem carne vermelha após o parto, por exemplo. São questões culturais que os hospitais têm que saber, pois estão acostumados a tratar todas as gestantes da mesma forma”, relata Dânica.

Parteiras
Durante o primeiro dia do evento, as parteiras indígenas de Araquari puderam explicar como funciona o trabalho de parto natural nas aldeias e destacaram a importância do parto ser feito dentro da aldeia. Dânica disse que os nascimentos com auxílio das parteiras tradicionais são a maioria na região e que o apoio da rede SUS somente é utilizado em situações adversas.

Ela comenta que o público presente ficou surpreso com o conhecimento demonstrado pelos indígenas nas apresentações. “Nós comentamos que os indígenas nem conseguiam participar dos coffee-breaks, porque nos intervalos todos queriam saber mais sobre a rotina deles nas aldeias”. O Polo Base de Araquari também foi lembrado quando o assunto foram os testes rápidos de HIV e Sífilis, já que estes são realizados regularmente na região.

 

 

Fim do conteúdo da página