Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página
SAÚDE BUCAL

‘Doutores Sem Fronteiras’ levam ações de saúde para indígenas de Cacoal (RO)

Escrito por Tatiana Teles | | Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 14h23 | Última atualização em Terça, 08 de Maio de 2018, 14h50

Mutirão de atendimentos odontológicos acontecerá entre os dias 29 de junho e oito de julho, na aldeia Linha 11 Lapetanha, em Cacoal (RO). A expectativa é que sejam atendidos mais de 500 indígenas

As equipes de Saúde Bucal do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena, com sede em Cacoal (RO), receberão um importante reforço a partir da próxima quinta-feira (29). Um grande mutirão de atendimentos odontológicos, proporcionado pela Organização Não Governamental ‘Doutores Sem Fronteiras’, levará assistência para indígenas de 52 aldeias da região, com o objetivo de intensificar as ações de saúde e zerar a demanda reprimida por atendimentos odontológicos. A expectativa do DSEI é que sejam atendidos mais de 500 indígenas em 10 dias de ação.

“Durante este período, uma equipe de aproximadamente 40 técnicos permanecerá na aldeia para a realização da ação. Na ocasião, serão realizados tratamento de canal, reconstrução dentária, pino de fibra de vidro, entrega de kits de higiene bucal, atividades de educação em saúde, entre outras coisas”, explica a odontóloga Renata Prestes, que atua como Referência Técnica de Saúde Bucal no DSEI Vilhena.

De acordo com ela, as ações estarão concentradas num único local, porém será desenvolvida uma organização logística pelo DSEI para garantir a presença de indígenas de 52 aldeias situadas nas redondezas. “Serão atendidas, em média, 50 pessoas por dia”, complementa.

Além dos ‘Doutores Sem Fronteiras’ e o DSEI Vilhena, participam também como parceiros da ação a Prefeitura de Cacoal (RO); a Fundação Nacional do Índio (Funai); a Associação de Defesa Etno-ambiental Kanindé e a Associação Metareilá, do Povo Suruí.

Doutores sem Fronteiras

Criada em 2014, a ‘Associação Doutores Sem Fronteiras’ é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a retribuição das conquistas profissionais, por meio da colaboração, utilizando o conhecimento técnico de seus associados com o intuito de erradicar a falta de acesso de determinadas populações às premissas básicas de saúde, educação e bem estar, sem interferir na cultura, religião e características sociais das localidades atendidas.

 Por Tiago Pegon

Fim do conteúdo da página