Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

Sesai realiza entrega de kits de higiene bucal para comunidades indígenas

Escrito por Tatiana Teles | | Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 12h43 | Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2018, 17h24

Solenidade marcou a entrega simbólica de 2,6 milhões de kits contendo escova, creme e fio dental, que deverão garantir, por um ano, a prevenção de doenças bucais da população indígena dos 34 DSEIs

Fotos: Alejandro Zambrana/Sesai/MS

O secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antonio Toccolini, realizou na última sexta-feira (24) a entrega simbólica de 2,6 milhões de kits de saúde bucal para comunidades indígenas de todo o Brasil. O evento aconteceu na aldeia Trocará, no município de Tucuruí (PA), e foi marcado pelo engajamento de profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá-Tocantins e pela expressiva participação de indígenas das quatro aldeias existentes na região. A abertura solene do evento contou com uma apresentação do ritual Assurini ‘Aôa’, que faz uma homenagem os parentes indígenas que já partiram. Um vídeo, com uma mensagem gravada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacando a importância da ação, foi exibido em seguida pelo secretário Toccolini. 

“O que estamos fazendo aqui é garantir o abastecimento dos insumos de saúde bucal para os 34 distritos e, com isso, a prevenção de doenças. Queremos possibilitar aos nossos indígenas um sorriso saudável, porque a saúde deve se iniciar pela boca”, disse Toccolini. A entrega dos kits para higiene bucal faz parte do Programa Brasil Sorridente Indígena, lançado em 2011, e apresenta-se como uma das principais estratégias de promoção da saúde e prevenção à cárie dentária, por meio do acesso aos benefícios anticárie do flúor presente no creme dental.

Para garantir a entrega desses kits, o Ministério da Saúde optou por realizar uma aquisição centralizada, o que representou uma economia anual estimada de 39%, o equivalente a R$ 2.527.000,00 do que se realizada pelos DSEI. Foram adquiridos para os 34 DSEIs um total de 2,6 milhões de kits de higiene bucal, contendo creme, escova e fio dental, num investimento total de R$ 3.984.000,00. “Esta meta apenas está sendo alcançada porque nossa equipe arregaçou as mangas e trabalhou para realizar a compra centralizada destes insumos para abastecer os 34 DSEIs por um ano. Esta compra, além de gerar uma grande economia para a SESAI, também está possibilitando o abastecimento daqueles distritos que, por razões diversas, não conseguiam garantir estoque desses materiais ao longo do ano”, complementou Toccolini.

A importância da ação e os impactos positivos promovidos por ela também foram ressaltados pela coordenadora Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (SAS/MS), Lívia Souza. “Este é um momento único, devemos comemorar e ter bastante orgulho. A entrega desses kits representa o que há de melhor no trabalho de prevenção a doenças bucais. Precisamos agora garantir a permanência desta conquista por muito tempo”, destacou a coordenadora.

AÇÃO DE SAÚDE BUCAL

A solenidade de entrega dos kits de saúde bucal motivou o DSEI Guamá-Tocantins a realizar uma grande ação de saúde nas quatro aldeias existentes na região de Tucuruí. Durante todo o fim de semana, foram realizados atividades de educação em saúde e ofertados atendimentos nas áreas de saúde bucal, clínica médica, pediatria, psicologia, assistência social, além da realização de testes rápidos para hepatites e HIV. “Aproveitamos o momento que é bastante emblemático para engajar os profissionais e a população para esta grande ação. Para isso, deslocamos alguns dentistas de outros Polos Base para fazer esta intensificação das ações aqui na aldeia Trocará”, explica a dentista Manuela Colaço, que é responsável técnica pelo programa de saúde bucal do DSEI.

UBSI

Ao final da solenidade, o secretário Marco Antonio Toccolini formalizou a entrega da Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) Assurini. A unidade foi construída em parceria com a Eletronorte, por meio do Plano de Mitigação de Impactos Ambientais em Terra Indígena, mas não havia sido ainda inaugurada. “Para entregá-la, tivemos que fazer alguns reparos na obra e equipá-la com mobiliário e demais equipamentos”, explica o coordenador do DSEI Guamá-Tocantins, Stanney Everton.

A nova UBSI é adaptada para atendimento de pessoas com deficiência e está estruturada com ampla sala de espera, consultórios médico e odontológico climatizados, salas de enfermagem, de procedimentos, de nebulização, farmácia, depósito, central de esterilização, sala de comunicação e copa cozinha. A unidade está equipada para atuação de uma Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) e deve cobrir uma população de 643 indígenas, de quatro aldeias da região.

“Estamos muito felizes com esta ação em nossa comunidade. Nós povos indígenas do Pará só temos a avançar com o apoio e a atenção que temos recebido do ministro Ricardo Barros e do secretário Marco Antonio Toccolini. Esperamos que ações como essas sempre aconteçam e que possam levar mais saúde aos parentes de outras regiões também”, disse o presidente do Conselho Distrital de Saúde (Condisi-Guatoc), Raimundo Assurini.

Por Felipe Nabuco, do Nucom/Sesai
Atendimento à imprensa 
(61) 3315-2861/3580

 

 

 

Fim do conteúdo da página